Coimbra  23 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penela acolhe apresentação do vinho Rabarrabos

29 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Penela acolhe apresentação do vinho Rabarrabos

O vinho Rabarrabos foi apresentado à comunicação social, esta quarta-feira (28), no Salão Nobre Engº Coelho e Silva, em Penela, com a presença de Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP; Luís Reis, presidente da Vinisicó; Gonçalo Costa, enólogo da ADFP; e Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela.

Luís Matias salientou a importância de os vinhos serem valorizados e vendidos de acordo com a sua qualidade, sendo necessárias estratégias por parte das autarquias e dos produtores. O presidente de Penela salientou, ainda, a importância de valorizar o terroir que tem tido vinhos tão premiados.

O Rabarrabos é uma marca da Fundação ADFP e conta com três medalhas de ouro conquistadas em Itália, Alemanha e Ásia e cada um dos prémios significa “mais uma valorização desta região”, refere Luís Reis.

Jaime Ramos considera que “os vinhos de Penela podem ser altamente competitivos e podem ter um gosto que padrões internacionais valorizam como dos melhores vinhos do mundo”.

Este reconhecimento à escala mundial é essencial para dar visibilidade ao produto e, consequentemente, ao concelho e à sub-região Terras de Sicó.

A valorização internacional dos produtos da região, concretamente do vinho certificado Terras de Sicó, são o resultado da estratégia e do trabalho que vêm sendo desenvolvidos para valorizar e promover os produtos endógenos enquanto factores diferenciadores para o desenvolvimento sustentável do território.

A produção limitada de 3 000 garrafas está á venda na loja de artesanato do Parque Biológico da Serra da Lousã, Museu do Mel e na loja online, sendo um vinho à base das castas regionais.