Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova promove Prémio de Pintura Martins da Costa

6 de Março 2024 Jornal Campeão: Penacova promove Prémio de Pintura Martins da Costa

A Câmara Municipal de Penacova lançou, ontem (5), a 8.ª edição do Prémio de Pintura Martins da Costa, numa iniciativa que visa homenagear a vida e obra do pintor que escolheu Penacova como o cenário inspirador para a sua arte. Martins da Costa, uma figura proeminente na pintura portuguesa do século XX, deixou um legado artístico ímpar ao retratar a beleza de Penacova de várias perspectivas.

O prémio, aberto a todos os graus de ensino e ao público em geral, tem como principal objectivo incentivar e promover a criatividade no campo da pintura e do desenho, inspirados pelo exemplo deste artista que encontrou em Penacova uma fonte inesgotável de estímulo para a sua expressão artística, conforme afirmou Álvaro Coimbra, presidente do Município de Penacova.

Os prémios monetários serão atribuídos de acordo com diferentes escalões, sendo que o vencedor receberá um prémio no valor de 750 euros. Além disso, todos os participantes serão agraciados com o livro “Contos Vividos – Martins da Costa”, uma obra que retrata o percurso artístico do pintor e o seu vínculo com Penacova.

Para a edição de 2024, a autarquia estabeleceu dois temas obrigatórios: “Vale do Mondego e Penacova” e “Vida e Obra do Pintor Martins da Costa”. Os concorrentes têm até 5 de Julho de 2024 para submeter as suas obras, as quais devem ser entregues na Biblioteca Municipal de Penacova.

O Prémio de Pintura Martins da Costa continua a afirmar-se como uma oportunidade para artistas de todas as idades e origens explorarem a sua criatividade e talento, enquanto celebram a memória e o legado de um dos maiores nomes da pintura portuguesa.