Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova promove “Aldeia em Festa” com espectáculos musicais e mercadinhos locais

18 de Abril 2024 Jornal Campeão: Penacova promove “Aldeia em Festa” com espectáculos musicais e mercadinhos locais

A Câmara Municipal de Penacova preparou um programa cultural para os meses de Maio, Junho, Julho e Setembro, que promete animar as aldeias do concelho. Com o nome de “Aldeia em Festa”, esta iniciativa abarcará oito espectáculos musicais, realizados em oito aldeias distintas, e contará com a participação de oito grupos ou artistas locais.

O acesso aos espectáculos será livre, complementados por mercadinhos que exibirão e venderão produtos da terra. O presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, partilhou a essência do programa: “É um programa de animação que pretende ‘unir as pontas’, levando artistas de umas freguesias a actuar noutras, promovendo, através da música, a sã convivência entre todos os munícipes”.

A descentralização cultural é um dos objectivos centrais desta iniciativa. Segundo o autarca, todos os residentes do concelho devem ter acesso a espectáculos culturais de qualidade e todos os artistas locais devem ter a oportunidade de demonstrar os seus talentos. O programa “Aldeia em Festa” visa unir esses interesses, proporcionando espectáculos que reflictam os valores locais, ao mesmo tempo que dá aos pequenos produtores a oportunidade de venderem os seus produtos nos mercadinhos.

O evento terá início em Contenças, na freguesia de Sazes do Lorvão, no dia 19 de Maio, domingo. Em seguida, percorrerá diversas aldeias do concelho, incluindo Travasso, Póvoa, Carregal de Friúmes, Mata do Maxial, Coiço, Parada e São Mamede, até Setembro.

Os mercadinhos de produtos locais ocorrerão sempre aos domingos, das 14h00 às 19h00, enquanto os espectáculos musicais terão lugar a partir das 17h00, com duração aproximada de 60 minutos.

A iniciativa é da responsabilidade da Câmara de Penacova, contando com o apoio das juntas e uniões de freguesia em cada localidade. Os pequenos produtores locais interessados em participar nos mercadinhos do “Aldeia em Festa” podem inscrever-se gratuitamente através do e-mail eventos@cm-penacova.pt. As inscrições são obrigatórias e estão sujeitas à disponibilidade de espaço em cada recinto, sendo as banquinhas disponibilizadas gratuitamente pelo município.