Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Praia do Reconquinho tem passeios em barca serrana

1 de Julho 2020 Jornal Campeão: Penacova: Praia do Reconquinho tem passeios em barca serrana

Penacova Reconquinho bandeira

Hoje foi dia de içar a Bandeira Azul na praia fluvial do Reconquinho, em pleno rio Mondego, no concelho de Penacova, e ocasião para mostrar as belezas naturais que este município vizinho de Coimbra tem para oferecer.

“Este é um espaço de excelência, que com as medidas adoptadas devido à covid dá para mais de 600 pessoas”, sublinha o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, numa praia fluvial que tem nadadores salvadores, é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, possui bar e restaurante e é considerada pela Quercus como “praia de ouro”.

Este ano o Reconquinho tem um novo atractivo, com uma barca serrana que faz passeios no rio, aos sábados, das 15h00 às 18h00, e aos domingos, das 11h00 às 18h00, com uma das últimas viagens a poder incluir lanche.

A embarcação, uma réplica das que navegavam no Mondego a partir de Penacova, é uma iniciativa de Fábio Nogueira e de Vítor Seco, dotada de motor eléctrico, e que faz uma viagem de 45 minutos, com capacidade actual reduzida (devido à covid-19) para 14 pessoas. O preço é de cinco euros por viajante (com redução para crianças), sendo de 12,5 euros com o lanche.

Conforme realçou o presidente da Câmara de Penacova, a praia fluvial do Reconquinho é um dos muitos bons espaços de lazer de Penacova, atractivos para as pessoas e que induzem dinâmica económica, destacando a existência, no local, do Parque de Campismo, e do Centro de Trail Running Carlos Sá e do Centro de BTT e de Percursos Pedestres.

Humberto Oliveira anunciou, também, que a Câmara recebeu o primeiro projecto de alojamento local para a zona do Reconquinho, zona onde a autarquia adquiriu um terreno para possibilitar a instalação de iniciativas ligadas aos desportos de natureza e de aventura.

Refira-se que a praia do Reconquinho está situada ao quilómetro 238 da Estrada Nacional 2, que parte de Chaves, e deste local de Penacova até ao final, em Faro, ficam a faltar 500 km.

Recorde-se que, no ano passado, o canal National Geographic colocou a praia do Reconquinho no seu site, distinguindo as fotografias à paisagem desta praia fluvial de Bandeira Azul, referenciando-a como uma das nove mais bonitas de Portugal, entre mais de cem praias de norte a sul de país.

Para além da Praia do Reconquinho, o concelho de Penacova conta com mais uma praia fluvial, a do Vimieiro, onde decorrem obras de melhoramento e cuja Bandeira Azul vai ser hasteada na próxima quarta-feira.