Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Pista da Atalhada recebeu prova do Campeonato Nacional de Enduro 2021

26 de Maio 2021 Jornal Campeão: Penacova: Pista da Atalhada recebeu prova do Campeonato Nacional de Enduro 2021

A primeira prova do Campeonato Nacional do Campeonato Nacional de Sprint Enduro 2021 levou à Pista da Serra da Atalhada, em Penacova, cerca de duzentos pilotos.

Segundo a Câmara Municipal de Penacova, este é “um número ‘record’ para a especialidade”.

A prova, organizada pelo Clube Alhastro TT, teve como centro o Circuito TT da Atalhada, onde esteve concentrado o maior contingente, o “paddock”, verificações técnicas, documentais, zona de assistência e onde se realizou uma das especiais cronometradas.

Para o director da prova, Nuno Cação, “apesar de a chuva ter trazido uma dureza maior, as reacções por parte dos pilotos foram óptimas”.

“A Serra da Atalhada é um local fantástico, possui uma beleza natural incrível e tem excelentes condições para praticar Enduro, o que facilitou imenso o nosso trabalho. Tínhamos como objectivo criar um grande evento, os números falam por si, a satisfação dos participantes e de quem assistiu também”, disse Nuno Cação.

Ricardo Simões, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Penacova, reforçou a importância do trabalho que o Município tem vindo a realizar, ao longo dos anos, para dotar o território das condições ideais à prática do desporto. “Sendo Penacova cada vez mais procurada pelos amantes dos desportos de natureza e de aventura, já que o nosso território oferece todas as condições para que isso aconteça, a autarquia tem como missão apoiar, melhorar e criar as infra-estruturas necessárias para que o concelho seja tido como um exemplo no que respeita ao desporto”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, vê com satisfação a realização de uma prova desta natureza na Pista da Atalhada e reconhece a “importância do desporto de alta competição como factor de desenvolvimento socioeconómico e o facto deste tipo de eventos permitirem potencializar o turismo, atraindo ao concelho atletas, equipas técnicas e os aficionados das modalidades”.

A título de balanço, Vasco Morais, coordenador municipal de Protecção Civil de Penacova enalteceu o trabalho conjunto que várias entidades estabeleceram para o bom funcionamento do evento, deixando um agradecimento especial aos elementos da Protecção Civil de Penacova, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Penacova, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares e ADESA.

O evento contou com a presença de 25 operacionais, 11 viaturas, um meio aquático, um gerador e uma tenda de apoio. De referir que o evento contou com um plano de contingência, de acordo com o que é estabelecido por Lei, e foram cumpridas todas as medidas de segurança.