Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: PCP promove sessão sobre saída da APIN e a defesa da água pública

16 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Penacova: PCP promove sessão sobre saída da APIN e a defesa da água pública

O PCP realiza este sábado, pelas 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Penacova, uma sessão sobre a saída do concelho da APIN, empresa intermunicipal de água, saneamento e resíduos sólidos do Pinhal Interior.

A sessão conta com a presença de José Pós-de-Mina, gestor e membro do Comité Central do PCP, Luísa Tovar, fundadora da Associação Água Pública, Vladimiro Vale, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, e Álvaro Miranda, da Comissão Concelhia de Penacova do PCP e eleito municipal da CDU.

Os organizadores questionam se, em Penacova, a questão da APIN é uma “saída ou encenação”, referindo que têm assistido “ao arrastar inaceitável da situação”.

“PSD e PS vão trocando acusações, talvez para fugir à evidência de que aprovaram ambos a entrada neste negócio. Também vão simulando divergências, talvez para arrastar o cumprimento de uma reivindicação da população: A saída da APIN” – consideram.

Para o PCP, “o arrastar desta situação tem um claro prejuízo para as populações, quer ao nível da facturação dos serviços, quer na estagnação de futuros investimentos necessários à rede de abastecimento de água e saneamento”.

“Ao contrário do que foi dito por uma força política do concelho de Penacova, esta questão da APIN não é uma novela mexicana, nem sequer um filme de entretenimento, quando muito, poderá ser um mau filme de terror em que as populações do concelho de Penacova, continuam a ser bastantes prejudicadas por más decisões políticas”, considera o PCP: