Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova negoceia compra de espaço da Infraestruturas de Portugal para promover EN2

5 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Penacova negoceia compra de espaço da Infraestruturas de Portugal para promover EN2

O Município de Penacova associou-se, esta quinta-feita (05), à comemoração do 75.º aniversário da Estrada Nacional 2 com a instalação de um totem comemorativo da efeméride, ao quilómetro 238, numa iniciativa da Associação de Municípios da Rota da EN2.

Penacova, um dos municípios fundadores da Associação de municípios da Rota da Estrada Nacional 2, criada em 2016, tem ao longo deste ano, “assinalado de formas diversas os 75 anos desta estrada, quer oferecendo brindes aos que nos visitam e que aqui carimbam o seu passaporte, quer criando bem no centro de Penacova um spot (um pão de forma) muito visitado e fotografado este Verão”, refere João Azadinho.

O autarca salienta ainda que “a Câmara Municipal já há algum tempo vem demonstrando à Estradas de Portugal interesse em adquirir o espaço onde foi instalado o totem comemorativo”. Neste momento, já há uma proposta de contratos que está a ser avaliada por ambas as instituições. “O nosso objectivo é, obviamente, recuperar este espaço, para que quem nos visita possa desfrutar e fazer uma pausa e, ao mesmo tempo, fazer a promoção da EN2, mas também do nosso território, nomeadamente para a promoção os nossos produtos endógenos.”

A EN2, com uma extensão de 739 quilómetros, atravessa 11 distritos e 35 concelhos e tem paragem obrigatória, no concelho de Penacova, ao quilómetro 238, bem próximo da Praia Fluvial do Reconquinho.

“Ligando o Norte ao Sul do país, de Chaves a Faro, aquela que é uma das mais extensas estradas a nível mundial, [a EN2] constitui uma importante rota turística e atrai cada vez mais turistas que, fazendo-a, conhecem de perto o interior de Portugal com realidades, paisagens, património, saberes e sabores únicos”, afirmou o Município.