Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Mulheres Agricultoras e Rurais discutem situação do sector

25 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Penacova: Mulheres Agricultoras e Rurais discutem situação do sector

A Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas (MARP) promove, no sábado (27), na Casa do Povo de Penacova, um seminário no qual será discutido a situação do sector agrícola, das agricultoras e das mulheres que vivem no mundo rural.

A participação no evento, que também será transmitido online, requer inscrição obrigatória através do email associacaomarp@gmail.com.

O seminário tem como mote o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres, que se assinala a 25 de Novembro. Segundo a MARP, o objectivo da efeméride “é alertar para o grave problema das diversas violências que atingem as mulheres, em casa ou no trabalho, com impactos a nível social, moral, físico e psicológico, deixando grandes marcas que se tornaram mais prementes durante a pandemia da covid-19”.

A MARP alerta “para a questão das diversas formas de violência que as mulheres agricultoras e rurais sofrem todos os dias”, como quando “é negado o acesso aos serviços de saúde básicos e de proximidade ou quando existe dificuldade em vender os produtos agrícolas”, o que põe em causa a sua independência financeira.