Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova lança inédita campanha de lampreia em ‘take-away’

4 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Penacova lança inédita campanha de lampreia em ‘take-away’

Penacova Lampreia 2

Os amantes da lampreia de Penacova vão poder, enquanto os estabelecimentos estiverem encerrados ao público, levar a comida para casa.

A iniciativa é do Município de Penacova, que inicia esta sexta-feira a campanha promocional desta iguaria da sua identidade gastronómica, tendo-se associado a Confraria da Lampreia e oito restaurantes locais.

Para quem pensa que a lampreia e o ‘take-away’ não combinam, desengane-se, garante o presidente da autarquia, Humberto Oliveira, explicando que “as pessoas podem telefonar aos restaurantes a reservar as doses pretendidas e, no momento de as irem buscar, receberão um kit que inclui as doses de lampreia pré-confeccionadas, um saco com arroz cru na medida das respectivas doses, a tradicional doçaria e ainda um folheto que conta a história ligada à lampreia”. Cada restaurante explicará como terminar a confecção do Arroz de Lampreia em casa e em segurança.

Mas desengane-se também quem pretender assim descobrir o segredo da confecção. “O segredo está na forma como a lampreia é amanhada, temperada e cozinhada e, esse, continuará nas mãos das cozinheiras e dos cozinheiros dos nossos restaurantes”, refere João Azadinho, vereador da Cultura e do Turismo, sublinhando a importância de manter viva a tradição.

“O nosso objectivo, face à sazonalidade deste prato, é continuar a levar o nosso arroz de lampreia à mesa e, se não o podemos fazer na mesa dos nossos restaurantes, podemos, contudo, fazê-lo respeitando o nosso dever de recolhimento domiciliário, degustando em nossa casa, com o nosso núcleo familiar, este Arroz que é único.”

O Município de Penacova pretendendo apoiar os restaurantes locais do seu concelho e mantendo Fevereiro como o mês forte da lampreia, providenciou a oferta das embalagens, de dois doces conventuais, e do saco onde que levará o arroz.

Apesar desta campanha, o Município mantém a esperança de que seja possível ainda realizar o habitual Festival da Lampreia, que costuma decorrer durante um fim-de-semana, adiando-o para uma data que a pandemia possibilite.

Os oito restaurantes de Penacova que servem lampreia em ‘take-away” são os seguintes: Boa Viagem (917422602); Côta D’Azenha (914874139); Mondego (239476126); O Cantinho (918281292); O Casimiro (239456413); O Cortiço (918074687); Panorâmico (239095403); Portas da Serra (922048314).