Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova investe mais de 900 mil euros em pavimentação na freguesia de Carvalho

26 de Abril 2021 Jornal Campeão: Penacova investe mais de 900 mil euros em pavimentação na freguesia de Carvalho

A Câmara Municipal de Penacova assinalou o 25 de Abril com a consignação da empreitada “Pavimentações na Freguesia de Carvalho – Troço 5 Caminhos/Carvalho”.

A obra, que aguardava decisão judicial para poder avançar, corresponde a um investimento superior a 918 000 euros numa estrada que se encontrava sinalizada pelo Executivo como prioritária, devido ao seu avançado estado de degradação e à urgente necessidade da mesma para a uma melhor e mais segura mobilidade das populações da freguesia de Carvalho.

“É um enorme gosto, receber aqui, na freguesia de Carvalho, ainda que singela e simples, a comemoração do 25 de Abril. Uma data histórica, cheia de simbolismo e que nos dias de hoje, nos transportam para uma intervenção de extrema importância para a população da nossa freguesia, pois já era esperada há algum tempo”, referiu o presidente da Junta de Carvalho, Alcino Filipe, que prosseguiu o seu discurso agradecendo ao Executivo liderado por Humberto Oliveira, congratulando-o por ter sido, nestes 47 anos de democracia, o presidente eleito que mais investimento trouxe à Freguesia.

Pedro Coimbra, presidente da Assembleia Municipal de Penacova, exaltou os valores de Abril de 1974. Sobre o contexto da obra assumiu que “é de inteira justiça dar mérito e assinalar o forte empenho de duas pessoas em especial, o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, e o presidente da Junta, Alcino Filipe, e neles os seus respectivos Executivos. É uma obra de carácter urgente e de extrema importância para o desenvolvimento deste território, dará melhores condições de mobilidade e acessibilidade, bem como dignidade às populações da freguesia e permitirá uma ligação adequada à sede do concelho, pois a mobilidade e acessibilidades”.

O presidente da autarquia penacovense, Humberto Oliveira, ressalvou que “as vias de comunicação são um importante activo para desenvolvimento do território e para sua atractividade, são elas que causam o primeiro impacto na imagem que o concelho transmite. Mas o primeiro impacto positivo que este Executivo sempre pretendeu transmitir foi à população do concelho. Neste caso em particular, não foi fácil cumprir o objectivo, mas finalmente, o Tribunal decidiu e pode-se avançar para que a população da freguesia de Carvalho, em primeiro lugar, tenha finalmente o impacto positivo que há muito espera”.

A empreitada, adjudicada à empresa WINDPARK pelo valor de 918 301 euros, terá início nas próximas semanas face à necessidade urgente de intervenção. Recorde-se que em Setembro de 2020, e de acordo com o planeamento técnico da obra, houve uma primeira intervenção realizada no troço “5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, que agora se vai tornar a estrada prioritária para o desvio do trânsito e respectiva sinalização temporária, tentando minorar os constrangimentos das condições de mobilidade.

Paralelamente, o Executivo Municipal visitou a Quinta da Malva, em Carvalho, espaço onde a Junta de Freguesia de Carvalho prevê instalar um espaço de lazer.