Coimbra  20 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Governo autoriza licença de produção do Parque Eólico

24 de Janeiro 2018

O Governo anunciou, hoje, ter autorizado a licença de produção do Parque Eólico de Penacova, um projecto de 60 milhões de euros do grupo EDP Renováveis que aguardava licenciamento desde 2008.

Em comunicado, a Secretaria de Estado da Energia recorda que o projecto “integrava a Fase B do concurso de atribuição de licenças eólicas realizado em 2008” e “estava desde então parado, a aguardar licenciamento”.

Promovido pela sociedade Parque Eólico Serra do Oeste, do grupo EDP Renováveis, o projecto tem uma potência instalada total de 49,27 MVA e representa um investimento potencial de cerca de 60 milhões de euros no concelho de Penacova.

Segundo a tutela, com este projecto sobe para quatro o número de parques eólicos autorizados pelo Governo ao abrigo dos concursos de atribuição de licenças eólicas de 2008 e 2009, os quais beneficiam de tarifas ‘feed-in’ (subsidiadas), num total de 123 ‘megawatts’ de capacidade instalada.

A EDP Renováveis é igualmente a empresa responsável pelo desenvolvimento dos restantes projectos autorizados, dois dos quais se situam no concelho da Batalha e um em Tarouca.

“A validação destas licenças assenta no compromisso assumido pelo Governo de garantir a estabilidade contratual e regulatória no sector energético”, lê-se no comunicado.

Segundo o Governo, “a evolução tecnológica verificada na área das renováveis nos últimos anos, bem como a necessidade de reduzir as tarifas da electricidade, melhorando o rendimento das famílias e a competitividade das empresas, induziram a aposta num novo modelo de desenvolvimento dos projectos, em regime de mercado”, passando agora a estratégia “pela aprovação de centrais, sem custos que onerem a factura dos consumidores”.

“À luz das novas regras – recorda o executivo – foram já aprovadas 21 centrais solares fotovoltaicas, equivalentes a 756 ‘megawatts’ de capacidade instalada e a um investimento potencial de 550 milhões de euros”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com