Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Feira do Mel e do Campo e trail potenciam território

2 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Penacova: Feira do Mel e do Campo e trail potenciam território

Carlos Sá (da Carlos Sá Nature Events), Humberto Oliveira (presidente da Câmara Municipal de Penacova) e os vereadores João Azadinho e Sandra Silva

 

Depois de um interregno de um ano, devido aos incêndios, um dos certames mais emblemáticos do concelho de Penacova está de regresso, de 09 a 11 de Novembro: a Feira do Mel e do Campo. E, este ano, volta acompanhada por um outro evento que promete ser tão ou mais especial: o Penacova – Trail do Centro.

“O que se pretende é regressar com força e, para isso, temos um conjunto de factores que vão valorizar os nossos produtos endógenos e recursos naturais”, afirmou Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, na apresentação do certame.

A Feira, que vai decorrer no Parque Verde de António Marques, tem uma componente expositiva, na qual participarão cerca de 26 produtores e empresários (nacionais e espanhóis), além de dois bares de apoio e também dois restaurantes.

Os sabores do campo, o mel e, claro, os míscaros e o sarrabulho serão os ingredientes principais desta festa já tradicional de Penacova, a que se junta um cartaz musical apelativo e diversificado.

A edição de 2018 do certame tem início na sexta-feira (09), a partir das 18h00, com o palco a ser ocupado pela “As Band” e o DJ Nuka.

No sábado (10), o dia será repleto de actividades com a apresentação de um novo projecto de turismo para o concelho: “Roteiro dos Aristas”, pelas 16h30. Esta novidade vem complementar a oferta turística da vila e aproveitar a sua “fama” pelos bons ares para levar os turistas a locais emblemáticos do concelho e superar um desafio: encontrar as oito letras que compõem a palavra ‘Penacova’.

Ainda durante a tarde será prestada homenagem à equipa do Clube de Pesca de Penacova que, recentemente, se sagrou campeã nacional de pesca naquela mesma vila. Sábado será, também, dia para distinguir os penacovenses que, abnegadamente, têm dado o seu contributo para elevar e promover o nome de Penacova e, particularmente, dos seus trilhos de ‘trail running’ e BTT.

A noite musical ficará a cargo de Hi-Fi, Berg e a DJ Rita Mendes.

No domingo realiza-se a 2.ª edição do Penacova Trail Running, um evento que a Câmara Municipal quer afirmar como bandeira do turismo de natureza do concelho.

Para a tarde está reservado o tradicional magusto, com castanhas e vinho à discrição para todos os visitantes. A acompanhar estará a música do Avô Cantigas e, mais tarde, actua Ruizinho de Penacova e Sons do Minho.

O orçamento para a Feira do Mel e do Campo de 2018 situou-se nos 70 00 euros, um reforço da verba em relação a anos anteriores para “melhorias no espaço” do certame.

Penacova como marca do desporto outdoor”

Os antigos carreiros que serviam para a população local se deslocar são, hoje, uma fonte natural de turismo para o concelho. Os agora designados trilhos são uma atracção para visitantes de todo o país e, como tal, o Município quer aproveitar estas “condições únicas” para a prática destas modalidades e potenciar o território.

“O trail é uma estratégia de valorização do concelho e dos nossos recursos naturais”, explicou o autarca Humberto Oliveira, garantindo que o objectivo futuro é “fazer de Penacova um campo de experimentação para os atletas desta modalidade”.

Segundo o édil, a região “tem condições excepcionais”, pelo que a ideia é “transformar Penacova num local de treinos para estas pessoas, através da criação de um centro de treinos”.

As modalidades outdoors, como os trails, têm vindo a crescer cada vez mais e o concelho prepara-se para, no domingo (11), receber cerca de 700 atletas.

“O objectivo é trazer estas pessoas a Penacova e dar-lhes a conhecer o nosso território”, concluiu o autarca.

Carlos Sá, parceiro da autarquia na organização desta prova, afirma que, daqui a alguns anos, pretendem que Penacova e a região Centro sejam “uma marca do desporto outdoor, uma referência no turismo de natureza”, garantindo que nestas provas “se faz sempre mais e melhor”.

O Penacova Trail do Centro inclui uma caminhada solidária de sete quilómetros (com o valor a reverter para os Bombeiros Voluntários de Penacova); um trail curto de 17 quilómetros; um trail longo de 25 e um ultra trail de 42 quilómetros, que contempla mudança de percurso em relação ao ano passado (com passagem nos Moinhos de Gavinhos).

As inscrições para os diversos trails estão abertas até quarta-feira (07) à noite (https://www.carlossanatureevents.com/pt/pntc); já para a caminhada poderão ser efectuadas no próprio dia.