Coimbra  17 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova faz balanço positivo da campanha de lampreia em ‘take-away’

10 de Maio 2021 Jornal Campeão: Penacova faz balanço positivo da campanha de lampreia em ‘take-away’

O Município de Penacova fez um balanço positivo da campanha de lampreia em ‘take-away’, garantindo que os oito restaurantes aderentes “não tiveram mãos a medir” para levar o kit fornecido pela autarquia a todo o país.

João Azadinho, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do Turismo, revelou que “foram fornecidos pelo Município 3 000 kits, que em termos práticos se traduziram no fornecimento de cerca de 12 000 doses no formato de ‘take-away’”.

O vereador garante que “se dúvidas houvessem, dissiparam-se no momento em que se tornou necessário reforçar stocks, aumentar o período da campanha e, sobretudo, quando se percebeu que por todo o lado se falava desta iniciativa”.

Recorde-se que a realização desta campanha, que visou substituir os três dias do Festival da Lampreia, estava prevista para o mês de Fevereiro, mas acabou por se prolongar até ao final de Março.

“Promovemos o prato mais característico do nosso concelho, fomos inovadores e, com esta campanha, demos também a conhecer o orgulho que temos nas nossas gentes, nas nossas tradições, na nossa terra e na nossa capacidade de inovação”, afirmou João Azadinho.

Segundo a autarquia de Penacova, a campanha de lampreia em ‘take-away’ possibilitou que os apreciadores abrissem, com todas as normas de segurança cumpridas, “o seu kit com a lampreia pré confeccionada, um saco com arroz carolino cru, na medida das doses e a tradicional doçaria conventual ofertada pelo Município”.

De referir que, na altura da apresentação desta iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Humberto Oliveira, garantiu que a iguaria e o ‘take-away’ seriam uma boa combinação. “Desengane-se quem pensa que Arroz de Lampreia à Moda de Penacova e ‘take-away’ não combinam”, foram as palavras do autarca.