Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Expo Alva reúne o melhor da freguesia em quatro dias de festa

15 de Junho 2017

A música, a gastronomia, o artesanato e a animação estão de volta à União de Freguesias (UF) de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, em Penacova, com a 5.ª edição da Expo Alva.

O certame, que se realiza de dois em dois anos, regressa já hoje e termina no domingo (18), quatro dias em que se esperam milhares de visitantes naquela que é a maior festa das duas localidades. O largo anexo à Junta de Freguesia é o palco do evento, que tem vindo a crescer e a melhorar a cada edição.

No recinto estarão mais de 80 expositores, que têm vindo a aumentar ao longo dos anos, distribuídos entre o interior da tenda de 1 000 metros quadrados, onde vão estar 52 representações de comércio e serviços e 18 stands para o artesanato; no exterior sete são dedicados a empresas de jardinagem, agricultura, etc., além de sete tasquinhas. Nos cerca de 9 000 metros quadrados que compõem o recinto, há ainda espaço para os dois palcos, uma zona infantil (campo futebol) com insufláveis, uma zona “radical” com uma parede de escalada e uma zona para cinco vendedores ambulantes, entre os quais, estará uma ‘roullote’ oficial da Licor Beirão.

A grande novidade deste ano é, precisamente, o aumento da área dedicada às tasquinhas, em particular, à esplanada coberta (com 450 metros quadrados); além dos dois palcos, o principal no local de outros anos e um secundário, junto à zona de refeições, “de forma a dinamizar aquele local”, e onde actuarão os ranchos e os grupos locais; e também um show de acrobacia aérea, com um avião ‘pitts’ especial.

Vítor Cordeiro, presidente da União de Freguesias, está à frente da Expo Alva desde o início e sublinha que esta edição “vem no seguimento das quatro anteriores”, cujo objectivo é “promover o artesanato da região e da freguesia, bem como a divulgação do associativismo da União de Freguesias”, salienta.

São essas associações das duas freguesias que estão em evidência, já que são elas as dinamizadoras das sete tasquinhas. A ideia é “promover os produtos endógenos e as iguarias típicas desta região, como o caso da chanfana, o peixe do rio, os rojões ou o arroz de fressura”, adianta o autarca.

Apesar do foco na UF e no que esta tem de melhor para apresentar aos visitantes, o certame está, também, aberto aos concelhos vizinhos e prova disso são os inúmeros expositores cuja origem não é Penacova.

Desta forma, a atracção de visitantes dos concelhos vizinhos e de toda a região é, também, uma realidade e tem tido um crescimento significativo ao longo dos anos. “Na primeira edição contabilizaram-se cerca de 7 000 visitantes, e em 2015 foram já 12 000, pelo que esperamos este ano uma afluência ainda maior”, sublinha o édil.

Os visitantes vêm de toda a região Centro, também atraídos por um cartaz “que se tenta que seja equilibrado, quer no orçamento como na escolha dos artistas”, refere Vítor Cordeiro. Este crescimento do certame poderá obrigar a União de Freguesias a repensar um outro local para a realização do evento, uma hipótese que, para já, “ainda só está em cima da mesa”.

A UF, com o apoio do Município de Penacova, tem vindo a acompanhar a evolução da Expo Alva, com um aumento significativo do investimento, que este ano ascendeu aos 70 000 euros.

Animação para todos em dois palcos

A Expo Alva 2017 abre portas já hoje, feriado de Corpo de Deus, e promete muita animação até domingo.

O cartaz variado traz, este ano, a novidade de um ‘show’ de acrobacia aérea, logo depois da inauguração do certame, hoje, às 16h00. O espectáculo será protagonizado pelo piloto Luís Garção com um avião ‘pitts’ especial.

À noite, a partir das 22h00, quem anima o recinto é o grupo Hi-Fi Energy Music, seguido do DJ Rui Tomé (01h00) e o DJ Phill K.

Amanhã (16), a abertura do recinto acontece às 18h00, e a música segue com Abba Mia (22h30), o DJ Nuka (00h00) e um dos cabeças de cartaz, o DJ Diego Miranda (01h00). A terminar a noite será o DJ Phill K. (02h30).

A Expo Alva reabre no sábado (17), às 16h00, com uma actuação da Tuna de Arganil; uma demonstração de Karaté (17h30) e uma a actuação do grupo de cavaquinhos da União Popular da Rebordosa (18h00); à qual se segue outra das atracções musicais: o cantor Toy, bem conhecido do público (22h30). O resto da noite é dedicada aos mais jovens com os Djs Phill K. (00h00 e 02h30) e No Maka (01h00).

No último dia, domingo (18), depois da abertura, às 16h00, dançam os ranchos folclóricos da Casa do Povo S. Pedro de Alva e o do Pindelo dos Milagres (S. Pedro do Sul).

A música na Expo Alva 2017 termina ao som do já bem conhecido grupo Função Públika.

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje (15)

16h00 – Inauguração Expo Alva 2017

22h00 – Grupo Hi-Fi Energy Music Viseu

01h00 – DJ Rui Tomé (DJ Licor Beirão)

03h00 – DJ Phill K. (residente)

Amanhã (16)

18h00 – Abertura do Recinto
22h30 – Abba Mia – Tributo ao grupo
00h00 – DJ Nuka
01h00 – Diego Miranda
02h30 – DJ Phill K. (residente)

Sábado (17)
16h00 – Abertura do Recinto
16h30 – Tuna de Arganil
17h30– Demonstração Karaté (Escola de Karaté S. Pedro de Alva)
18h00 – Grupo Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa
22h30 – Toy & Banda
00h00 – DJ Phill K.
01h00 – DJs No Maka

02h30 – DJ Phill K.

Domingo (18)
16h00 – Abertura do Recinto
17h00 – Rancho Folclórico, Cultural e Etnográfico da Casa do Povo S. Pedro de Alva
18h00 – Rancho Folclórico de Pindelo dos Milagres (S. Pedro do Sul)
22h00 – Grupo Função Públika

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com