Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova dinamiza Festival da Lampreia em Abril

26 de Março 2022 Jornal Campeão: Penacova dinamiza Festival da Lampreia em Abril

O Festival da Lampreia de Penacova vai realizar-se entre 9 e 10 de Abril, depois de o evento ter sido inicialmente cancelado, em Fevereiro, devido à escassez daquele peixe, anunciou a Câmara Municipal.

“Inicialmente previsto para Fevereiro, mas adiado devido à escassez inusitada de lampreia, o Festival acontece no segundo fim de semana de Abril”, afirma a Câmara Municipal de Penacova.

Segundo a autarquia, a edição deste ano conta com a participação de 11 restaurantes onde será servido o famoso arroz de lampreia a preço promocional.

“A doçaria conventual – as nevadas e os pastéis de Lorvão – são oferta do Município”, frisa a Câmara de Penacova, referindo que quem visitar um dos 11 restaurantes aderentes habilita-se ainda a receber um ‘pack’ “Descobrir Penacova”, que oferece alojamento, refeições e experiências naquele concelho.

Em Fevereiro, a Câmara Municipal tinha decido cancelar o Festival da Lampreia, devido à escassez daquele peixe no mercado.

Na altura, a autarquia referia que “a escassez de lampreia no mercado agudizou-se e os fornecedores não conseguem abastecer os restaurantes”, tendo o Município sido sensível “ao argumento dos empresários da restauração que temiam não poder responder à elevada procura”.

A meados de Fevereiro, os restaurantes de Penacova queixavam-se da escassez de lampreia no rio Mondego, que levou a uma subida a pique dos preços praticados.