Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova: Dezenas de crianças “guardaram páginas” da Livraria do Mondego

21 de Julho 2023 Jornal Campeão: Penacova: Dezenas de crianças “guardaram páginas” da Livraria do Mondego

Foram dezenas de crianças aquelas que nos últimos dias percorreram os trilhos junto à Livraria do Mondego, em Penacova, sob o mote da “Geodiversidade”, tema anual do programa Bandeira Azul para 2023, numa actividade promovida pela Câmara Municipal de Penacova, em colaboração com o Serviço Municipal de Protecção Civil, a Casa do Povo de S. Pedro de Alva, o Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão, o Centro Paroquial e Social de Lorvão e o Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro.

Esta experiência permitiu às crianças saber mais sobre a história desta famosa Livraria, “guardando páginas” de histórias e desvendando os mistérios da geologia e da biodiversidade, valorizando o património geológico presente no local e na região. Porque nem todas as livrarias servem para vender ou apresentar livros, a Livraria do Mondego é um local que vale bem a pena visitar, uma atracção natural que tem este nome devido ao seu aspecto, que conta em seu redor com um percurso de beleza notável inspirado no património natural, biológico e paisagístico do rio Mondego.

A Livraria do Mondego, considerada geomonumento, demorou muito tempo para se apresentar com este aspecto, formando-se ao longo de mais de 400 milhões de anos, e é devido às altas assentadas de quartzíticos, que se encontram dispostas quase na vertical, que foi designada de Livraria do Mondego, fazendo lembrar as lombadas de livros arrumados numa estante, como acontece numa livraria comum.