Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova com resultado positivo nas contas de 2019

9 de Junho 2020 Jornal Campeão: Penacova com resultado positivo nas contas de 2019

A Assembleia Municipal (AM) de Penacova aprovou as contas da autarquia de 2019, que registaram um resultado líquido positivo de 781 478 euros.

“O documento com as contas foi aprovado pela AM, com os votos favoráveis do PS e da CDU e os votos contra do PSD, à excepção dos presidentes de junta social-democratas, que se abstiveram”, refere o Executivo liderado por Humberto Oliveira.

O presidente afirma que “a gestão do município tem sido séria, competente e equilibrada, aplicando recursos no desenvolvimento e no robustecimento das suas potencialidades, procurando ao mesmo tempo investir na cultura, educação, qualidade de vida, acessibilidades, saneamento e na protecção social da comunidade”.

“A autarquia diminuiu as suas despesas correntes, contribuindo para esta redução a poupança de mais de 620 000 euros em fornecimento e serviços externos”, de acordo com o relatório de contas do exercício de 2019.

A Câmara de Penacova destaca, também, “o aumento dos investimentos realizados em 2019, que se cifraram em mais de quatro milhões e meio de euros”.

“Penacova é um município moderno, seguindo as melhores práticas europeias e com boa saúde financeira. Entre os investimentos a decorrer, contam-se a requalificação do emblemático Parque de Ténis, o saneamento em Chelo, Chelinho e Telhado e o Centro Educativo de Figueira de Lorvão”, adianta.

Na opinião de Humberto Oliveira, o município está em condições de “encarar o presente e o futuro com maior confiança, podendo dar resposta a desafios importantes, como a transferência de competências nas áreas da saúde e da educação, bem como a implementação de medidas que estão em curso para mitigar as consequências” da pandemia da covid-19.