Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova celebra e dinamiza o concelho durante todo o mês

4 de Julho 2019

Humberto Oliveira, presidente da Câmara, com os vereadores Ricardo Simões, João Azadinho e Sandra Silva 

 

“Julho vai ser o mês de Penacova”. Foi desta forma que Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal, apresentou, hoje, o “Penacova Natura – Festas do Município” e também um conjunto de iniciativas que serão dinamizadas no concelho durante todo o mês.

As festas “Penacova Natura” que celebram o concelho e antecedem o seu feriado municipal (a 17 de Julho), vão decorrer de 11 a 14 de Julho, no Parque Verde António Marques, e contam, como sempre, com muita música, tasquinhas e exposições.

As maiores atracções musicais deste ano, sem esquecer nos sempre presentes artistas locais, está nos cabeças de cartaz Ruizinho de Penacova (dia 11), Anjos (12), Fernando Daniel (dia 13) e Toy (14).

O espaço onde decorrerá a feira será preenchido com 28 tasquinhas e bares, dinamizadas por restaurantes, cafés e associações do concelho, que terão este ano melhores condições para trabalhar durante os dias de feira.

Além destes, marcam presença 34 expositores de várias áreas do tecido económico e social de Penacova.

“Temos tentado promover este evento numa vertente mais aliada ao ambiente e à natureza, utilizando-o como espaço de eleição e que permite promover, entre outros, alguns projectos como o caso do ‘Roteiro do Arista’, explicou o autarca.

Nesse sentido, Humberto Oliveira destacou a realização da 2.ª edição do ‘Trail dos Moinhos’, com corrida e caminhada, organizado pelo Centro de Trail Running Carlos Sá, no domingo (14), cujo percurso passará por locais emblemáticos da vila (e que fazem parte do Roteiro do Arista) – praia do Reconquinho, Moinhos e Mosteiro de Lorvão.

Ainda a pensar no ambiente, e pela primeira vez, as ‘Festas do Município’ será classificado como ‘Ecoevento’, em parceria com a ERSUC, demonstrando “a preocupação em sensibilizar para a recolha selectiva dos resíduos, tentando mitigar o seu impacto no evento”, explicou o presidente da Câmara.

Ainda no espaço, adiantou o édil, estarão presentes estudantes de Medicina a promover estilos de vida saudável.

“O nosso objectivo é afirmar, cada vez mais, o estilo de vida saudável, aliado ao ambiente e à natureza”, sublinhou.

Quanto ao cartaz musical, Humberto Oliveira afirmou ser “equilibrado a nível financeiro e do gosto das pessoas”, tentando sempre “envolver o maior número de visitantes”.

Os bilhetes (à excepção do primeiro dia que é grátis) têm o custo de três euros, sendo que há desconto para famílias. Como habitualmente, 10 por cento da receita de bilheteira reverte, depois, a favor dos Bombeiros Voluntários de Penacova.

O orçamento da edição de 2019 das Festas do Município situou-se nos 120 000 euros.

Cultura, música e efemérides marcam actividades até final do mês

Após quatro dias de grande animação, as iniciativas não param em Penacova e prosseguem logo a 17 de Julho (quarta-feira), com as comemorações do feriado municipal, que contará com momentos dedicados ao penacovense mais ilustre: António José de Almeida. Além de uma exposição, será apresentado o projecto do “Museu da República António José de Almeida”, a ser instalado na casa onde viveu o ex-Presidente da República.

A sessão solene vai, ainda, celebrar os 20 anos de geminação de Penacova com a cidade francesa de Pont-Saint-Esprit.

Durante a tarde, actuam as três filarmónicas do concelho, no largo Alberto Leitão.

A Pérgola Raul Lino, entre 15 e 19 de Julho, acolhe a Feira do Livro, com um programa com concertos, ‘Hora do Conto’ e apresentações de livros.

Ainda no dia 19 de Julho, o Mosteiro de Lorvão volta a receber a Cistermúsica, com os La Trova. Para dia 27 de Julho está marcada a entrega do Prémio Martins da Costa, na Biblioteca Municipal e, dia 28, a partir das 16h00, realiza-se um evento que tem sido bem sucedido: o ‘Funny Run & Sunset”, a ter início no centro da vila mas a estender-se pela tarde e início de noite na praia do Reconquinho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com