Coimbra  7 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova atribui bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior

9 de Março 2021 Jornal Campeão: Penacova atribui bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior

A Câmara Municipal de Penacova atribuiu, a alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior, as bolsas de estudo referentes ao ano lectivo 2020/2021.

No total foram atribuídas 23 bolsas, no valor de 14 700 euros, das quais sete foram entregues a alunos do ensino secundário, com o valor de 500 euros por estudante, e as restantes 16, no valor de 700 euros cada, foram atribuídas a alunos do ensino superior.

Sandra Ralha, vereadora da Educação, sublinhou que “num ano atípico e de aprendizagem para todos, a vários níveis, devemos premiar e incentivar os alunos, para que o seu foco se mantenha na sua capacidade de desenvolvimento e fomente o interesse pela absorção de novos conteúdos, mesmo que os tempos sejam diferentes do normal”.

Segundo o Executivo, “as bolsas de estudo são, também, “uma forma de colmatar algumas dificuldades que estes alunos e as suas famílias possam estar a sentir, já que o critério prioritário de selecção é efectivamente o menor rendimento per capita do agregado familiar”.

Recorde-se que a atribuição de bolsas de estudo integra os objectivos principais das medidas políticas sociais do Município, que procura proporcionar aos alunos do ensino secundário e superior, pertencentes a agregados familiares com baixos recursos económicos, a possibilidade de prosseguirem os seus estudos, conjugando essas variáveis com as suas médias de classificação final no ano lectivo anterior, já que a melhor média é critério de desempate face ao regulamento.

Para Sandra Ralha, esta medida é uma forma de “minimizar as dificuldades socioeconómicas e contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do concelho”.