Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Penacova assina acordo para remoção de amianto nas escolas

29 de Julho 2020 Jornal Campeão: Penacova assina acordo para remoção de amianto nas escolas

Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, assinou um acordo de colaboração com o Ministério da Educação para a remoção de materiais de construção com amianto nas escolas.

Esta iniciativa decorre no âmbito do programa nacional, anunciado no passado mês de Junho, que prevê a retirada de estruturas de amianto em 578 estabelecimentos de ensino, dois dos quais localizados no concelho de Penacova.

Na cerimónia, realizada no Cine Teatro Jaime Gralheiro, em São Pedro do Sul, estiveram presentes o Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, bem como as 56 autarquias do centro do país que terão escolas intervencionadas.

No final da cerimónia, Humberto Oliveira destacou a importância desta decisão governativa pois, “a utilização do amianto foi proibida em 2005 e até hoje, não tínhamos conseguido eliminar por completo este material dos estabelecimentos de ensino.

“No concelho de Penacova – referiu o autarca – vamos intervir na Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva e na Escola Sede do Agrupamento e, neste caso, em particular, a intervenção será realizada no gimnodesportivo e nos pré-fabricados.”