Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pedro Coimbra (PS) atesta crescimento económico

25 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Pedro Coimbra (PS) atesta crescimento económico

O deputado Pedro Coimbra é subscritor de um parecer sobre a Conta Geral do Estado em que atesta o crescimento de 1,50 por cento da economia portuguesa, registado em 2015 por comparação com o ano anterior.

Membro da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o líder distrital do PS/Coimbra analisou um relatório da Direcção-Geral do Orçamento em que são avaliadas a evolução da economia e a situação das finanças públicas.

Segundo o deputado, ex-presidente da empresa Águas de Coimbra, após vários anos de “acentuado decréscimo”, reflectido em “indicadores muito negativos (sobretudo nos anos de 2012, 2013 e 2014)”, a economia portuguesa pautou-se, em 2015, por melhoria “em termos reias”.

“A procura interna intensificou-se, fruto de uma aceleração generalizada das componentes da despesa, e a procura externa líquida registou um contributo menos negativo, traduzindo aceleração das exportações mais pronunciada do que a das importações”, assinala o parlamentar.

De acordo com Pedro Coimbra, o consumo privado aumentou 2,60 por cento, num contexto de “melhorias das condições do mercado de trabalho, com impacto no rendimento disponível das famílias e de menores restrições na concessão de crédito a particulares”.

Quanto ao consumo público, verificou-se um aumento real de 0,60 por cento, sendo que o investimento foi a componente da procura interna com maior dinamismo (crescimento de 3,90 por cento, contra 2,80 por cento em 2014).

“Foi possível atenuar o impacto da depreciação do stock de capital da economia portuguesa”, acentua o deputado.