Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pedro Beja Afonso assume coordenação das unidades da Luz Saúde da Região Centro

23 de Abril 2021 Jornal Campeão: Pedro Beja Afonso assume coordenação das unidades da Luz Saúde da Região Centro

Pedro Beja Afonso, administrador executivo do hospital e das clínicas da rede Hospital da Luz em Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz e Pombal, assumiu a coordenação das unidades da Luz Saúde em toda a Região Centro.

Para além das unidades já coordenadas, Pedro Beja Afonso passa, agora, a ser responsável pelos hospitais em Aveiro e Oiã e de uma clínica em Águeda.

“Foi com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade que assumi este novo desafio na Luz Saúde”, garantiu o gestor, acrescentando que este é “um regresso profissional a Aveiro”, onde tem ligações familiares.

Segundo o administrador, o Hospital da Luz Aveiro passará a ter, em breve, as especialidades de infecciologia e cirurgia cardíaca e vai desenvolver as vídeo-consultas e o serviço de triagem clínica LUZ 24, entre outros projectos.

Também o Hospital da Luz Oiã “vai ser reforçado no seu perfil assistencial e poderá dar uma resposta em saúde muito relevante para a zona a sul de Aveiro”, acrescentou Pedro Beja Afonso.

A principal prioridade do gestor é “concretizar uma rede de cuidados, baseada na articulação entre as diversas unidades” da Luz Saúde, “onde o Hospital da Luz Coimbra será um suporte importante para o Hospital da Luz Aveiro, nomeadamente pelo facto de ter uma Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios”.

“Esse facto altera toda a configuração da capacidade de resposta do Hospital da Luz Aveiro e dos seus médicos, pois todos os doentes que aqui nos procurem terão uma resposta clínica, localmente ou no Hospital da Luz Coimbra, não perdendo a ligação ao seu médico assistente”, acrescentou o responsável.

Como exemplo, o Hospital Luz diz que doentes oncológicos de Aveiro poderão beneficiar do Centro de Oncologia do Hospital da Luz Coimbra.

A trabalhar no sector da saúde há cerca de 25 anos, Pedro Beja Afonso foi vogal do conselho de administração do Hospital Infante D. Pedro; do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga; do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; e presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz.