Coimbra  28 de Janeiro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Peditório de Rua da LPCC angariou 645 mil euros na Região Centro

8 de Dezembro 2022 Jornal Campeão: Peditório de Rua da LPCC angariou 645 mil euros na Região Centro

Um grande envolvimento das comunidades locais marca o Peditório de Rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro deste ano, que na Região Centro resultou num valor angariado na ordem dos 645 mil euros.

Os donativos destinam-se agora ao desenvolvimento dos vários eixos da missão da LPCC.

O valor dos donativos desta iniciativa supera, assim, o de 2021 uma vez que o apoio e a ajuda dos portugueses, nesta região, resultou, no ano passado, em cerca de 566 mil euros angariados.

O Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu de 28 de Outubro a 1 de Novembro, angariou na Região Centro donativos no valor total de 644.814,99 euros.

Os dados apurados são indicativos de um grande envolvimento da comunidade, em resposta ao repto da LPCC para que as pessoas se unam em prol desta causa.

“Novamente, as pessoas foram sensíveis às necessidades económicas, emocionais, jurídicas dos doentes oncológicos e seus familiares, numa manifestação de solidariedade que em muito irá ajudá-los. Estas verbas serão, como habitualmente, utilizadas criteriosamente, tentando maximizar a sua utilidade”, enaltece o presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Professor Vítor Rodrigues.

Recorde-se que em 2021 estes foram os principais números, na região Centro, que resultaram do apoio e da ajuda dos portugueses:

906.808 euros para o apoio e cuidados a doentes e humanização;

70 322 euros para o apoio à formação e investigação em oncologia;

1.500 voluntários ligados à causa da LPCC;

1.213 consultas de psico-oncologia realizadas;

73.260 mulheres rastreadas no Programa de Rastreio de Cancro da Mama;

580 doentes atendidos em contexto de apoio social;

84 sessões de sensibilização comunitária e 12 acções de formação diária dirigidas a profissionais

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro agradece a todos os voluntários, instituições e cidadãos, pela colaboração nesta iniciativa que continua a representar a principal fonte de financiamento da LPCC e é o garante da sustentabilidade das actividades que promove no âmbito dos seus quatro eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o apoio à formação e investigação em oncologia.

De destacar ainda, neste âmbito, a colaboração “pro bono”, na Região Centro, da Caixa de Crédito Agrícola e da ESEGUR no processo de transporte, contagem, apuramento e depósito de valores, parceria que trouxe um acréscimo de segurança e celeridade neste processo.

Note-se que, em 2021, foi atribuído ao Núcleo Regional do Centro, pela Confederação Portuguesa de Voluntariado, o nível de Excelência do Selo de Qualidade em Gestão de Voluntariado Join4Change®, como reconhecimento pela qualidade na organização e gestão do seu voluntariado e o impacto deste na comunidade e nos doentes oncológicos.

Ao longo do ano continua a ser possível contribuir para esta causa através de outras formas de doação, nomeadamente por Multibanco, Transferência Bancária, e MBWay. Todas as informações, relativas a estas formas de apoio à LPCC na Região Centro, estão disponíveis no site https://www.ligacontracancro.pt/donativos.