Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

PE aprova relatório de Lídia Pereira sobre remoção de carbono na UE

21 de Novembro 2023 Jornal Campeão: PE aprova relatório de Lídia Pereira sobre remoção de carbono na UE

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a sua posição negocial sobre as remoções de carbono, propondo a criação de um quadro de certificação que combata o branqueamento ecológico, num relatório da eurodeputada conimbricense Lídia Pereira (PSD).

A proposta, aprovada por 448 votos a favor, 65 contra e 114 abstenções, prevê que seja criado um sistema “para melhorar a capacidade da União Europeia (UE) para quantificar, monitorizar e verificar as remoções de carbono”. “Este será um instrumento para aumentar as remoções de carbono, reforçar a confiança das partes interessadas e da indústria e combater o branqueamento ecológico”, segundo o relatório.

Os eurodeputados salientam que o sistema deve estar em conformidade com as normas internacionais e defendem a criação de um “registo da UE” para garantir a transparência, fornecer informações ao público, evitar o risco de fraude e a dupla contabilização das remoções de carbono.

Consideram igualmente necessário distinguir entre as definições, os critérios de qualidade e as regras relativas às remoções de carbono, à fixação de carbono e ao armazenamento de carbono nos produtos, devido às suas diferenças e ao seu impacto ambiental.

Com a votação desta terça-feira, o PE está pronto para negociar com o Conselho da UE um texto final.