Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pavilhão Mário Mexia acolhe centenas de pessoas em maratona tecnológica

5 de Abril 2019

Centenas de participantes vão encher o Pavilhão Multidesportos de Dr. Mário Mexia, entre hoje e domingo (07), na sexta-edição da “hackathon” Shift Appens, organizada, por exemplo, pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade de Coimbra e pela empresa JeKnowledge.

Esta iniciativa, co-organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, junta designers, programadores, empreendedores e ‘developers’ de todo o país, numa maratona de 48 horas, que tem como objectivo desenvolver uma solução tecnológica para plataformas mobile, web ou outra, através da troca de experiência entre todos os participantes. Num ambiente descontraído e com actividades paralelas únicas, tais como “talks” ou concursos criados pelas próprias empresas que patrocinam o evento, o mesmo termina com a apresentação das aplicações desenvolvidas a um júri especializado.

Os três primeiros lugares terão direito a vários prémios, nomeadamente aparelhos electrónicos e vouchers para formações.

Como entidade mentora deste evento está a Cáritas Diocesana de Coimbra, que através das suas colaboradoras do Departamento de Inovação irão exercer a função de “mentoria dos desafios ‘HackFor Good’, em conjunto com a Fundação de Calouste Gulbenkian”, revela a Cáritas.

Na edição deste ano, os desafios ‘Hack For Good’ trazem para este evento tecnológico uma componente social, “através de temas como envelhecimento activo, integração de refugiados e migrantes e bem-estar das crianças e jovens migrantes”, adianta a instituição, sublinhando que, nesse sentido, o objectivo “consiste em os participantes desenvolverem e apresentarem melhores soluções tecnológicas com o intuito de resolver estas questões sociais que são cada vez mais uma realidade”.

O número de participantes no “Shift APPens” vai aumentando, assim como o apoio das entidades ligadas ao mundo tecnológico e não tecnológico, o que reconhece ao evento o seu “carisma e evolução”.

Nesta edição, são esperados 300 participantes, muitos desafios, aplicações extraordinárias e diversas actividades dinâmicas, “com o intuito de fomentar uma relação benéfica entre participantes e empresas e impulsionar o espírito de equipa e entreajuda”, conclui a organização.