Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Paulo Novais vence prémio com fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa

1 de Julho 2019

O fotógrafo conimbricense da agência Lusa Paulo Novais foi galardoado com o prémio ‘Gazeta Fotografia 2018’, com a imagem captada ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, em Agosto de 2018.

A fotografia, galardoada pelo Clube de Jornalistas, foi tirada enquanto Marcelo Rebelo de Sousa nadava nas águas da Ribeira de Pera, na praia fluvial do Mosteiro, em Pedrógão Grande, “durante o périplo que efectuou no ano passado pelas regiões fustigadas pelos incêndios em 2017”.

A imagem fez parte da galeria “os 1 001 mergulhos do senhor Presidente”, divulgada em 29 de Agosto do ano passado na edição digital do jornal “Público”, tendo-se depois tornado viral nas redes sociais.

Paulo Novais, de 49 anos, que apesar de nascido na Guiné-Bissau se considera conimbricense, acompanhou a visita do Chefe de Estado pelo Interior do país e revelou ao “Campeão”, em Setembro, que a fotografia (que imediatamente se tornou viral na Internet) foi “pensada e planeada”.

“Acompanhei o Presidente em várias praias fluviais e já tinha tentado fazer a foto porque reparei que ficava naquela posição quando mergulhava”, explica o fotojornalista, adiantando que teve de se colocar ao nível da água e disparar no momento certo.

A imagem, que foi alvo de diversos elogios, partilhas e comentários em várias redes sociais e páginas de jornais, mostra parte da face de Marcelo Rebelo de Sousa, apenas com os olhos à tona da água.

O fotógrafo, que foi ainda o autor de uma outra imagem viral em Outubro de 2017, a do bombeiro ajoelhado e exausto durante o incêndio em Vila Nova de Poiares, tem uma vasta experiência na área.

“Quando tiramos estas fotografias, nunca esperamos que se tornem virais, mas fico satisfeito por isso acontecer, porque é o reconhecimento do trabalho e as redes sociais são hoje a melhor forma de obter esse reconhecimento”, afirmou.

A carreira do fotojornalista começou, aos 17 anos, no Diário de Coimbra, passou também pelo Jornal de Coimbra, tendo ainda colaborado com diversos jornais (Comércio do Porto, Jornal de Notícias, O Jogo, etc.) e revistas temáticas. Leccionou na Escola Profissional da Lousã e trabalha há mais de 20 anos para a agência Lusa.

04 - Paulo Novais

Paulo Novais

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com