Coimbra  5 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pastel de Tentúgal na final das “7 Maravilhas Doces de Portugal”

1 de Setembro 2019

No próximo sábado (07), em Montemor-o-Velho, o pastel de Tentúgal será um dos 14 finalistas do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, após ter sido apurado na meia-final, que decorreu ontem (31), em Ferreira do Zêzere.

O padrinho da candidatura, João Ataíde das Neves, secretário de Estado do Ambiente, lembrou que este “é um pastel com identidade” e “foi precioso” na atribuição do título Região Europeia da Gastronomia 2021, uma candidatura apresentada na época em que o governante desempenhava funções como presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

“É um pastel único, com 408 anos e com a massa mais fina do mundo, com 0,15mm”, reforçou.
Já Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, sublinhou que este pastel é “só feito por mulheres e é uma mensagem de amor e carinho, para todo o Portugal e para todo o mundo, das mulheres de Tentúgal”, adiantando que esta é “a consagração de um doce que é uma obra de arte”.

O edil montemorense lembrou ainda que “o grande projecto Região Europeia da Gastronomia 2021”, lançado pelo padrinho da candidatura, vai ser fundamental para a internacionalização do Pastel de Tentúgal”.

A “jogar” em casa, o pastel de Tentúgal poderá vir a ser consagrado com uma das sete maravilhas doces do país, numa cerimónia que será transmitida em directo pela RTP, no sábado (07), a partir das 21h00, no largo da Feira de Montemor-o-Velho. Uma iniciativa que está, também, integrada na Feira do Ano – Festas Concelhias e que decorrerá de 07 a 15 de Setembro.

As linhas para votar no Pastel de Tentúgal – 760 107 104 ( com o custo de 60 cêntimos mais IVA) – voltam a estar disponíveis já a partir das 17h00 de hoje (01 de Setembro).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com