Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Passeio de motas clássicas em Coimbra apoia combate ao cancro da próstata

9 de Maio 2023 Jornal Campeão: Passeio de motas clássicas em Coimbra apoia combate ao cancro da próstata

O passeio de motociclistas Distinguished Gentleman’s Ride vai decorrer no dia 21 de Maio, em Coimbra, para apoiar a pesquisa do combate ao cancro da próstata e problemas de saúde mental masculina.

O Distinguished Gentleman’s Ride, que começou em 2012, na Austrália, é um evento global, realizado por todo mundo, onde se unem motociclistas clássicos e de estilo ‘vintage’ para um passeio de mota.

A ideia é “angariar fundos para a pesquisa do combate ao cancro da próstata e também para questões de saúde mental masculina”, disse hoje, numa conferência de imprensa, em Coimbra, o co-organizador da iniciativa Pedro Pires.

Os motociclistas que queiram participar no percurso apenas têm de fazer uma inscrição, gratuita, no ‘site’ https://www.gentlemansride.com/, até ao dia do evento. É também através desse ‘site’ que os interessados podem fazer os seus donativos.

O programa inclui uma concentração dos motociclistas para um momento de confraternização, na Praça do Comércio, no centro de Coimbra, na Baixa da cidade, no dia 20 de Maio, às 15h00, estando previsto, para o dia seguinte, o passeio com saída do mesmo local, pelas 11h30.

O percurso, com cerca de 15 quilómetros, termina na Praça das Cortes, em Santa Clara, em Coimbra, na margem esquerda do Mondego.

A iniciativa, que conta actualmente com 86 inscritos, já angariou até ao momento 2.239 euros. “Coimbra tem vindo a ser a terceira cidade do país que mais participantes junta”, sublinhou Pedro Pires.

O evento destinado a motas clássicas, ‘vintage’, conta este ano, pela primeira vez, com possibilidade de participarem motas eléctricas no estilo clássico.

Existem duas condições para os condutores – que venham “vestidos a rigor” e que sejam “cavalheiros”.

Há várias cidades em Portugal que participam nesta causa, no entanto, Coimbra tem tido o seu lugar “preponderante na qualidade de motos que apresenta e no número de inscritos”.

Para a presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Assunção Ataíde, trata-se de “uma iniciativa que tem a ver com a saúde. […] Quanto mais sensibilizarmos a sociedade para esta problemática, no fundo, mais evitamos para que esta problemática seja cada vez mais dominante. É uma actividade para alertar a população na saúde preventiva”.