Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Páscoa celebra-se com tradições, animação e gastronomia

18 de Abril 2019

Coimbra

Bispo lava os pés a 12 estudantes

Depois de ter destinado a renúncia quaresmal dos cristãos da diocese de Coimbra para o Fundo Solidário de Apoio a Estudantes com dificuldades para prosseguirem os seus estudos, o bispo Virgílio Antunes reforça a importância
deste problema e da atenção dos cristãos para o mesmo, com o gesto de lavar os pés a 12 estudantes universitários no rito litúrgico do Lava-pés da missa da Ceia do Senhor, a celebrar na Sé Nova de Coimbra, hoje, às 21h00.

O bispo de Coimbra preside às celebrações diocesanas da Semana Santa, tendo já celebrado, hoje de manhã, na Sé Nova, a Missa Crismal com o presbitério, em sinal de unidade eclesial.

Nesta celebração destacam-se a renovação das promessas sacerdotais, a consagração do óleo do Santo Crisma e a Bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos.

Amanhã, Sexta-Feira Santa, às 09h30, haverá o Ofício de Leituras e das Laudes na Sé Velha. Às 15h00 terá lugar a celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz na Sé Nova. Às 21h00 realiza-se a Via Sacra, desde o Seminário
até à Sé Nova, sob a responsabilidade dos agrupamentos de escuteiros da cidade de Coimbra.

No Sábado (dia 20), às 09h30 decorrerá o Ofício de Leituras e de Laudes na Sé Velha. Às 21h30, celebra-se a solene Vigília Pascal, na Sé Nova, na qual o prelado baptizará nove adultos.

No Domingo de Páscoa (dia 21), a missa da Ressurreição será às 11h15, na Sé Nova.

 

Figueira da Foz

Feira Medieval e polvo animam a beira-mar

Figueira da Foz, aproveitando esta época turística, vai estar animada com duas iniciativas, para além do Jardim da Páscoa: a Feira Medieval Infante D. Pedro e o Festival gastronómico do Polvo.

A Feira Medieval decorrerá junto ao Forte de Santa Cataria, de hoje a Domingo de Páscoa, das 12h00 às 24h00, com animação de rua, espectáculos de fogo, malabaristas, personagens deambulantes, um acampamento militar, um parque de jogos medievais infantis, tiro ao arco e falcoaria, para além de gastronomia e tendas de venda de produtos.

O certame é organizado pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e são esperados cerca de 70 mercadores de doces conventuais, brinquedos de madeira, bijutaria, roupas, cristais e pedras, chás e ervas aromáticas, iguarias
diversas, a par de sabores e aromas da época.

O programa da feira prevê, também, a realização de cerca de 50 actividades, demonstrações, espectáculos e recriações.

No âmbito da iniciativa “Figueira com sabor a mar” irá realizar-se de amanhã (sexta-feira) e até dia 28, o Festival Gastronómico do polvo, em 12 restaurantes aderentes: Caçarola 1, Caçarola Dois, Cantarinha, Casa Marquinhas, Lota Nova, Doty Negro, Marégrafo, Casa dos Papagaios, Tapas Bar, Casa Mota, Aldente e O Forninho.

Nas palavras de Mário Esteves, presidente da associação, trata-se de uma oportunidade de saborear o polvo,  confeccionado das mais diversas formas, desde cozido com vinagrete, à lagareiro, em filetes, com arroz, etc.

Pela primeira vez os festivais têm preço fixo, sendo de 13,50 euros a dose para este do polvo. A associação, também pela primeira vez, seleccionou três tipos de doces (brisas da Figueira, sardinha da areia e flor do sal) que estarão disponíveis em caixas de seis unidades nos restaurantes aderentes, ao preço de seis euros.

 

Pampilhosa da Serra

A Páscoa é… em Janeiro

No próximo sábado (dia 20) realiza-se a 9.ª edição do convívio “A Páscoa é em Janeiro”, não numa referência ao mês, mas à localidade do concelho de Pampilhosa da Serra.

À semelhança de anos anteriores, para além da tradicional caminhada ao longo do PR4 – Caminho do Xisto de Janeiro de Baixo, que percorre toda a zona envolvente desta aldeia, o programa contempla diversos momentos de
animação musical.

Este é um evento que promove o espírito de confraternização inerente à quadra pascal, para o qual contribui em larga medida o almoço/convívio realizado após a caminhada. De resto, o convívio “A Páscoa é em Janeiro”, tem vindo a mobilizar não só a comunidade local, como também outros participantes que de ano para ano tendem a comparecer em maior número.

A organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo e da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.

O programa começa, pelas 09h00, com a concentração no parque de merendas (junto à praia fluvial de Janeiro de Baixo) e a actuação dos bombos Ecos do Picoto. A caminhada começa pelas 10h00 e às 11h00 haverá animação
na zona de chegada, com os artistas Sérgio Gonçalves e António Vaz. Após o almoço convívio, pelas 13h00, actuará o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra e haverá animação com os artistas Sérgio Gonçalves
e António Vaz. A iniciativa termina com a degustação de filhó espichada.

As inscrições para o almoço são obrigatórias e devem ser efectuadas até hoje, contactando a Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, ou a ADXTUR.