Coimbra  22 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Partido Aliança aspira a conquistar jovens em Coimbra

14 de Maio 2019

“Tecnologias e profissões do futuro” é o lema de um evento a levar a cabo, quarta-feira (15), em Coimbra, pelo partido Aliança, que aspira a conquistar jovens com um tema sedutor.

Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-ministro e anterior provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança às próximas eleições para o Parlamento Europeu, são dois dos intervenientes na iniciativa, que terá lugar na Casa Municipal da Cultura conimbricense.

“Inteligência artificial e robótica” dão o mote a um painel com intervenções a cargo de Norberto Pires (professor universitário e ex-líder da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), Pedro Lima (docente do Instituto Superior Técnico) e Jorge Conde (presidente do Instituto Politécnico de Coimbra).

“Data science e aplicações” e “Oportunidades do blockchain” (aplicação acerca das moedas virtuais) mobilizam como oradores Carla Silva, Ricardo Mendes Ribeiro, Miguel Pupo Correia, Dário Rodrigues, Fred Antunes e Nuno Lima Luz.

Cabe a Pedro Santana Lopes e a Paulo Sande, a partir das 15h00, abordar o tema “A resposta da Europa às profissões de amanhã”.

Para Maria do Rosário Águas, vice-presidente do Aliança, do ponto de vista intelectual e cultural, o interesse do evento é “directamente proporcional à riqueza formativa e curricular dos oradores”.

Segundo a gestora e ex-governante, “sem trabalho cívico, as sociedades acabam por ficar inviáveis”.

Sob o lema “Somos pelo respeito da liberdade, temos obsessão pela verdade, decência e ética”, o partido de Santana Lopes instituiu a “Academia jovem” como plataforma de “debate público e político dos grandes temas da actualidade”.