Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Participantes do “Encontro dos Enófilos Digitais” vão viajar pela Região de Coimbra

19 de Maio 2021 Jornal Campeão: Participantes do “Encontro dos Enófilos Digitais” vão viajar pela Região de Coimbra

Realiza-se, no próximo sábado (22), a 1.ª edição do evento “Encontro dos Enófilos Digitais na Bairrada e Terras de Sicó”.

Este evento contará com cinco enófilos digitais da rede social Instagram: Joaquim Cabral, Marcelly Gullo, Fábio Moraes, Pedro Ramos e Rodrigo Salgado.

Este evento pretende reunir, de forma presencial, amigos enófilos que se conheceram no meio digital, graças às suas páginas sobre vinhos na rede social Instagram, sendo organizado pela empresa de eventos vínicos Portugal Senses – Wine Experience e pelo blogue digital Vinhopramim.

Os enófilos, palavra que define os apaixonados por vinho, irão iniciar o trajecto às 10h00 na Conímbriga Vinoteca, em Condeixa, Terras de Sicó, com um Welcome Wine: Petiscos e prova de vinhos das Terras de Sicó. Em seguida, o grupo desloca-se para a Adega Vinha das Penicas, do produtor Alberto Almeida, em Podentes, Penela, que inclui uma visita e prova dos vinhos em barrica e cuba. Será feito um “tour” para visitar uma vinha velha da região, conhecer um pouco da forma de condução dessas vinhas, dos processos de enxertia e poda.

Às 13h00 ocorre o almoço vínico no topo das vinhas da Encosta da Carvalha, com vista para o Vale de Lamas, em Miranda do Corvo. Após o “repasto”, acontece a visita à Adega Prior Lucas, situada em Souselas (concelho de Coimbra), já na zona da Bairrada, com prova de vinhos. O dia termina com um jantar vínico no restaurante Dux Taberna Urbana, em Coimbra, onde cada enófilo levará um vinho tapado, e farão uma “prova às cegas” naquele que será um momento de convívio entre o grupo.

Joaquim Cabral, fundador da Portugal Senses – Wine Experience e organizador do evento, mostrou-se com expectativas altas em relação ao dia “vinhateiro”: “Sabemos que a Bairrada e Terras de Sicó são duas regiões ainda pouco exploradas e divulgadas em âmbito nacional e internacional. O roteiro proposto irá dar a conhecer um pouco mais destas regiões aos participantes do encontro e, ao mesmo tempo, a toda a comunidade que os segue no Instagram. Assim conseguiremos juntar pessoas que amam e falam de vinho em Portugal e ao mesmo tempo divulgar a nossa região”, referiu Joaquim Cabral.

Marcelly Gullo, por parte do blogue Vinhopramim, também prevê um momento de grande convívio e partilha de conhecimento entre os participantes. “O vinho conecta pessoas e essa conexão é facilitada pelas redes sociais. Por meio destas redes, diversos enófilos criam perfis e grupos em que compartilham a paixão pelos vinhos. Fazem-no por hobby, lazer, procura de conhecimento ou para divulgação do seu trabalho, trocam dicas e informações sobre vinhos e enoturismo, descobrem novos rótulos, conhecem produtores e profissionais da área, fazendo negócios, eventos ou, simplesmente, grandes amizades. Neste encontro, teremos a oportunidade de reunir presencialmente pessoas que se conheceram via Instagram a falarem sobre vinho”, afirmou a enófila digital.