Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Parque Desportivo da Praia da Tocha vai ser requalificado

8 de Março 2021 Jornal Campeão: Parque Desportivo da Praia da Tocha vai ser requalificado

O Parque Desportivo da Praia da Tocha vai ser requalificado, representando a obra um investimento superior a 350 000 euros.

O auto de consignação já foi assinado por Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e por um representante da empresa adjudicada, no decorrer de uma visita ao local em que participaram, também, o vereador Júlio de Oliveira, o presidente da Junta da Tocha, Fernando Pais Alves e outros elementos dos órgãos autárquicos da freguesia.

“Os recintos desportivos da Praia da Tocha já precisavam de intervenção há algum tempo, o que justifica o investimento bastante significativo que vai agora ser realizado, um investimento que incide na modernização das condições técnicas para a prática de vários desportos e na valorização paisagística da zona de implantação”, disse Helena Teodósio.

A autarca considera que “reforçar a atractividade turística da Praia da Tocha passa necessariamente pela qualificação da oferta de equipamentos para ocupação do tempo de lazer, processo que entra agora numa nova etapa com a execução desta empreitada. Além disso, a entrada na zona urbana ficará com enquadramento bastante melhorado”, adianta, sublinhando que, “com esta e outras intervenções projectadas, a Praia da Tocha será um produto turístico estruturado com maior valor acrescentado, ao mesmo tempo que reforçará a sua imagem de zona balnear muito convidativa e aprazível”.

Fernando Pais Alves congratula-se com “a decisão da Câmara Municipal em avançar com a concretização de um projecto que representa um passo importante na consolidação dos factores que têm tornado a Praia da Tocha como destino de férias cada vez mais apreciado”.

Com o prazo de execução de 120 dias, a requalificação do Parque Desportivo da Praia da Tocha contempla a ampliação do campo de futebol de sete, de modo a este ficar com as medidas oficiais para competições da modalidade, e a substituição integral da relva sintética, que será reaproveitada para o recinto desportivo da Escola João Bacelar, na Tocha. No âmbito da empreitada serão, ainda, construídos dois campos de padel, no espaço do campo de ténis existente, e restauradas as instalações e os equipamentos de apoio, o passadiço e a bancada.

A memória descritiva da obra refere que, além da renovação e reformulação dos recintos desportivos, a intervenção é orientada para a criação de condições de conservação dos elementos de valor arquitectónico, estético e construtivo, para a remodelação e valorização da zona verde e das áreas de acesso e circulação.

No documento pode ler-se, ainda, que a solução projectada visou conciliar “harmoniosamente os diferentes elementos que a constituem, através de uma linguagem integradora de todas as valências procurando que exerça uma função urbana estruturante e apostando numa simplicidade formal, de modo a não provocar impactes visuais ou ambientais negativos”, informou a autarquia de Cantanhede.