Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Parque Canino de Coimbra vai ser inaugurado no sábado

7 de Maio 2021 Jornal Campeão: Parque Canino de Coimbra vai ser inaugurado no sábado

Em Coimbra, junto à Avenida Elísio de Moura, vai ser inaugurado neste sábado (dia 8), pelas 11h30, o Parque Canino Municipal, um investimento de 120 mil euros.

O parque canino tem uma área total de 1 200 m2, dividida num espaço de 800 m2 para cães de grande porte e outro de 400 m2 para cães de pequeno porte.

O espaço tem uma vedação metálica com 1,50 m de altura, e nas frentes em que confina com o caminho pedonal está afastado em cerca de três metros, interpondo-se entre o caminho e o parque canino uma faixa verde plantada com sebes arbustivas e árvores de sombreamento. Esta sebe permite maior separação visual exterior/interior, evitando potenciais conflitos.

Recorde-se que a Câmara de Coimbra construiu este parque canino no âmbito de uma proposta vencedora da 2.ª edição do Orçamento Participativo do Município, da autoria de Catarina Lopes Serra, que previa um investimento de 50 mil euros. No entanto, a obra ascende a 120 mil euros pois a autarquia decidiu ir além do proposto e assumiu a requalificação do espaço público envolvente, através da criação de caminhos pedonais para utilização deste novo local por um público mais alargado, área de passeio e lazer e instalação de iluminação pública.

O parque está equipado com vários elementos, tais como bebedouros para cães, dispensadores de sacos, recipientes para dejectos e placa informativa. Estão ainda colocados equipamentos para cães grandes, como barreira de saltos, com três alturas distintas, prancha, sobe e desce e gincana com nove postes; e para cães pequenos, aro para saltos, túnel canino, prancha e sobe e desce.

Estão também colocados bancos no exterior do parque, assim como um bebedouro, de modo a que este local possa ser usufruído pela restante população. O parque tem rega gota-a-gota nas árvores e nos arbustos, rega por aspersão na zona semeada, e, ainda, uma boca de rega que possa ser usada para higienização. Está igualmente contemplada uma drenagem da caixa de areão.