Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Pandemúsica” em Soure

30 de Abril 2022 Jornal Campeão: “Pandemúsica” em Soure

Amanhã (1), Soure será palco de mais uma acção no âmbito do projecto de promoção cultural em rede “Happy Jazz – A música que nos une”, e que desta vez irá juntar os elementos das 18 bandas filarmónicas integrantes num desfile conjunto pelas principais artérias da Vila.

O programa “Happy Jazz – A música que nos une” é um projecto multidisciplinar de carácter artístico-pedagógico e cultural, que iniciou no ano de 2021 e continua em 2022. Assente numa organização partilhada entre os municípios de Cantanhede, da Figueira da Foz e de Soure, tem como principais objectivos promover a dinamização patrimonial e social destes concelhos, enquanto instrumentos de diferenciação e competitividade, designadamente através da sua qualificação e valorização turística e cultural.

Neste âmbito, já anteriormente foram realizadas várias iniciativas, entre as quais um espectáculo da prestigiada cantora de jazz Jacinta acompanhada pelo Ensemble Sinfónico, juntamente com músicos das 18 filarmónicas, sob direcção artístico- pedagógica de projecto a cargo de Rui Lúcio.

Este projecto tem ainda como objectivo capacitar e dotar os agentes culturais locais, nomeadamente as bandas filarmónicas, de novos conhecimentos e técnicas que contribuam para o desenvolvimento da sua actividade, pelo que decorreram várias sessões formativas ministradas de músicos credenciados na área e representativos dos vários naipes que compõem as diversas alas das bandas filarmónica, com particular destaque para o jazz.

Recentemente, foi ainda um guião pedagógico, que introduz os leitores na história sumária do Jazz e da sua estreita articulação com estes agrupamentos musicais com grande expressão no nosso território e no país. Constitui-se como uma referência na abordagem teórica de base que suporta a compreensão introdutória desta matriz basilar como é o Jazz, da autoria de Hélder Bruno Martins.