Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa volta a implementar projecto “100 idade”

17 de Julho 2020 Jornal Campeão: Pampilhosa volta a implementar projecto “100 idade”

Na última reunião ordinária da Câmara de Pampilhosa da Serra foi aprovado o protocolo de colaboração do projecto “100 Idade”. Trata-se de uma iniciativa que visa a promoção do envelhecimento activo e saudável, tendo em vista o aumento da capacidade funcional, a prevenção da doença e a promoção da saúde na população mais idosa.

Para atingir os objectivos propostos, foram delineados dois eixos de intervenção: promoção do bem-estar físico e da mobilidade e promoção do bem-estar emocional, ocupacional, social e cultural. 

A iniciativa conta com o apoio do Município na qualidade de investidor social maioritário, assumindo o compromisso de financiar a implementação do plano de desenvolvimento até ao montante de cerca de 87 000 euros.

A Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata assume, igualmente, o papel de investidor social, enquanto que a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere é a entidade coordenadora da acção. Também a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e a Cáritas Diocesana de Coimbra vão ser dinamizadoras no terreno, cuja apresentação pública está agendada para  dia 22 de Julho. 

A iniciativa “100 idade” está enquadrada na Estratégia e Plano de Acção Global para o Envelhecimento Saudável da Organização Mundial de Saúde, bem como na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável 2017-2025 promovida em território nacional pelo Governo e pelo Serviço Nacional de Saúde.