Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra promove rios que atravessam o concelho com exposição

22 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Pampilhosa da Serra promove rios que atravessam o concelho com exposição

O Mercado Municipal da Pampilhosa da Serra acolhe até dia 20 de Outubro a exposição de arte e multimédia “Rios de Portugal: Ceira, Unhais & Zêzere”, constituída por 12 obras, uma produção do projecto Rios de Portugal.

Segundo aquele Município, a exposição, da autoria de Hugo Pedras, “foca-se na pintura e na ilustração, tendo por base os três rios que serpenteiam o concelho”, no interior do distrito de Coimbra.

A autarquia salienta que, complementarmente, foi também elaborado um vídeo documental, que “celebra a vida e a importância que os rios têm no território”.

Para a vice-presidente da Câmara, Alexandra Tomé, “o Município tem de ter esta parte mais educativa e artística de pensar e olhar para as potencialidades do território, através do olhar de um artista que vê os nossos rios de uma forma diferente”.

“Os rios foram fonte de subsistência e uma atração para as pessoas se fixarem”, diz Ana Lúcia, autora do documentário complementar à exposição, referindo que foi a “adversidade ao nível geográfico que levou as pessoas a unirem-se”.

Através da pintura, o autor das ilustrações, Hugo Pedras, descreveu que o objectivo da exposição passou por criar “pequenas notas que identificam os rios, criando um dinamismo que permita olhá-los como tendo vida própria, personalidade e cor, através de uma linguagem e iconografia a que nos conseguimos ligar”.

A par da vertente artística que promove várias técnicas e linguagens, o projeto Rios de Portugal contemplou também uma “vertente educativa”, que pretende “comunicar com todos os públicos”, explica Ana Lúcia.

“Por via de dinâmicas lúdicas, o público mais jovem é sensibilizado para o trabalho de equipa, para a consciência no consumo e incentivado a pensar a distribuição da riqueza que é a água do rio”, completa.

A exposição foi realizada com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra, através da Biblioteca Municipal, no âmbito da candidatura ao programa Bandeira Azul.