Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra incentiva a leitura e a escrita junto da população idosa

10 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Pampilhosa da Serra incentiva a leitura e a escrita junto da população idosa

A convite da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), o Município de Pampilhosa da Serra, através da Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata, aderiu à iniciativa nacional “Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias”, a decorrer de 01 a 30 de Setembro.

Esta iniciativa surge como forma de assinalar o Dia Internacional da Alfabetização, celebrado a 08 de Setembro, através da dinamização de várias actividades que visam sensibilizar para a importância de programas e actividades de combate às baixas literacias, e para a relevância da leitura e da escrita.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal participa nesta iniciativa com a actividade “Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto”, que consiste na dinamização de duas sessões de contos, dirigidas aos utentes do Lar Sede e da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa de Misericórdia de Pampilhosa da Serra, entidade parceira da acção. A primeira sessão decorreu no passado dia 08 de Setembro, ao passo que a próxima decorrerá no dia 22 do mesmo mês.

Esta actividade visa promover o envelhecimento activo e o bem-estar dos idosos, através da dinamização de actividades em grupo relacionadas com o livro, a leitura e as literacias, capazes de preservar a imaginação e memória dos idosos. “Os Contos de Fajão”, da autoria do Padre Augusto Nunes Pereira, será o livro seleccionado para estes momentos de diálogo, interacção e partilha entre os idosos.

Este livro reúne um conjunto de contos, recolhidos pelo ilustre e conterrâneo Monsenhor Nunes Pereira, natural da Mata, freguesia de Fajão-Vidual, concelho de Pampilhosa da Serra, sobre a cultura e tradições da antiga vila de Fajão. São contos repletos de humor, com figuras bem conhecidas e ilustrados com xilogravuras da autoria do autor.

Devido à pandemia covid-19, as sessões serão desenvolvidas em formato digital, como forma de cumprir as regras de distanciamento social da Direcção-Geral da Saúde (DGS).