Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra homenageia mulheres pampilhosenses

9 de Março 2022 Jornal Campeão: Pampilhosa da Serra homenageia mulheres pampilhosenses

A propósito do Dia Internacional da Mulher, o Executivo municipal, homenageou, ontem (8),  quatro Mulheres Pampilhosenses, numa “cerimónia singela”, mas “carregada de emoção”, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Esmeralda Alexandre e Teresa Baptista marcaram presença na sessão, enquanto que Virgínia Antunes e Helena Barateiro, homenageadas a título póstumo, estiveram representadas na cerimónia, presencialmente ou através de videoconferência, por familiares.

Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, revelou que “não foi difícil conseguir encontrar as quatro primeiras mulheres”, que o Executivo tencionava distinguir. Quatro mulheres que, segundo descreveu, “tiveram uma coragem
ainda mais extraordinária do que é hoje exigida à maior parte das mulheres”.

“Gostava que estas quatro senhoras fossem um exemplo, verdadeiramente, para as mulheres e para as jovens de hoje. Numa sociedade em que a maior parte das pessoas está sempre mais à espera daquilo que pode receber do que o que pode dar, estas senhoras são a prova evidente de que deram muito mais do que o que receberam”, afirmou Jorge Custódio.

“Para nós, Pampilhosenses, é uma honra ter-vos na história como quatro ilustres mulheres pampilhosenses que deram muito a este concelho”, notou ainda o presidente da Câmara Municipal.

Para além desta cerimónia, foi colocado um painel de homenagem, na fachada do edifício da Câmara Municipal e será publicado um vídeo individual em registo biográfico. Fica assim expresso o mais profundo reconhecimento e admiração por estas quatro ilustres Pampilhosenses, deixando também a garantia de que as memórias por elas deixadas serão mantidas com o mesmo carinho com que os seus sorrisos tocaram (ou ainda tocam) a vida de quem com eles se cruzou.