Coimbra  23 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra: Festival mistura natureza e caminhadas

28 de Março 2019

O festival de caminhadas ‘Walking Weekend’, na Pampilhosa da Serra, nos dias 17, 18, e 19 de Maio, oferece nesta edição um conjunto de actividades alternativas, aliando pedestrianismo, tradição e natureza.

“O Walking Weekend é muito mais do que um festival de caminhadas”, garante a Câmara de Pampilhosa, acrescentando que os participantes nesta quarta edição “poderão aliar o pedestrianismo à descoberta do que de melhor Pampilhosa da Serra tem para oferecer, em ambiente de comunhão com a natureza”.

O festival começa no dia 17 de Maio, uma sexta-feira, com a recepção dos participantes no Villa Pampilhosa Hotel. O evento arranca com uma “mostra gastronómica singular, através de um ‘finger food’, composto por comida típica serrana”.

“Queremos que a experiência gastronómica seja uma parte bastante integrante daquilo que é a experiência do Walking Weekend”, frisa Gonçalo Lima, técnico de turismo do Município.

As experiências alternativas estão guardadas para o segundo dia, com uma subida de balão de ar quente em voo cativo, principal novidade da edição deste ano, ou um passeio de barca e canoa no Rio Zêzere.

Os participantes poderão ainda desfrutar de um ´showroom´ de material de pedestrianismo, promovido pela Decathlon, parceiro do evento pelo 3.º ano consecutivo, e de uma oficina de danças tradicionais, “em que os participantes vão poder conhecer um pouco daquilo que eram as tradições deste território, através da dança”, explica o técnico.

A caminhada em torno dos cursos de água “Escorre pela Natureza”, que tradicionalmente é o ponto alto do festival, está marcada para o último dia.

“As caminhadas aquáticas, em Pampilhosa da Serra, têm sido um enorme sucesso. Este ano, a caminhada vai desenrolar-se num sector com mais ou menos 2,5 quilómetros de distância e consiste em caminhar ao longo de um circuito de água, no Rio Unhais. Ao longo desse percurso vamos apanhar diversos obstáculos naturais e ultrapassá-los”, explica Fernando Saraiva, fundador da Epic Land, empresa de desportos de aventura que colabora com o Município na organização do festival.

A organização coloca à disposição dos caminhantes dois tipos de modalidade de inscrição: a geral, válida para os três dias com acesso a todas as actividades e refeições previstas no programa, ou inscrição diária, com acesso a todas as actividades e refeições previstas para o dia pretendido.

O bilhete geral tem um custo de 50 euros, para inscrições efectuadas até ao dia 30 de Abril. Os bilhetes diários têm um custo de 40 euros, para o dia 18, e de 20 euros, para o dia 19.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com