Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra: Exposição “Portas do Céu” patente até finais de Abril

12 de Março 2022 Jornal Campeão: Pampilhosa da Serra: Exposição “Portas do Céu” patente até finais de Abril

Na Galeria Principal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira já foi inaugurada a exposição de fotografia “Portas do Céu”, da autoria de Miguel Marques. Trata-se de uma mostra itinerante realizada no âmbito de um Programa Cultural em Rede com o mesmo nome, que envolve Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis.

Segundo Rui Simão, vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a exposição, que pode ser vista até ao final de Abril, espelha a forma pura com que o céu, “activo singular que tem vindo a ser protegido à escala planetária”, se apresenta nestes três concelhos. “O céu noturno é um activo e uma motivação para toda a humanidade”, considerou, acrescentando que na Pampilhosa da Serra, em particular, “pela ausência de poluição luminosa”, “está disponível para ser contemplado quer à vista desarmada quer quando alguém reúne condições técnicas que lhe permita chegar um pouco mais longe”.

Rui Simão acrescentou de igual modo que o objectivo da Câmara Municipal passa por “estimular uma relação franca e qualificada com o céu”, através da sua valorização “enquanto experiência turística”, mas também com o intuito “de promover uma relação científica, técnica e educacional”.

Esta exposição “muito bem conseguida”, poderá ser o ponto de partida para uma experiência de relação íntima com o “céu estrelado na sua plenitude”, pelo que Rui Simão abriu as portas a uma possível visita, deixando ainda o desafio ao público para “uma viagem noturna à luz das estrelas”. “Procurem encontrar estes lugares e essa ligação ancestral que nos permite deslumbrar com o que está acima da nossa cabeça”, sugeriu.

O projecto “Portas do Céu” partiu de uma iniciativa intermunicipal que envolve os Município já referidos, baseando a sua ação num modelo de cooperação territorial, que privilegia um conjunto de agentes e entidades que operam nos sectores Cultural e Turístico desta região.