Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra cria “Bolsa de Senhorios Solidários” para ajudar povo ucraniano

8 de Março 2022 Jornal Campeão: Pampilhosa da Serra cria “Bolsa de Senhorios Solidários” para ajudar povo ucraniano

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra decidiu criar uma “Bolsa de Senhorios Solidários”, com o intuito de alargar a possível oferta de alojamento para os refugiados Ucranianos. “A decisão surge na sequência do comunicado emitido na semana passada, a propósito da disponibilidade imediata da autarquia para receber cerca de 50 vítimas deste conflito atroz, uma iniciativa que mereceu diversas reacções de apreço, tanto por parte da população como inclusivamente da Embaixada Ucraniana em Portugal”, sublinha o Município.

Deste modo, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra já informou todos os cidadãos que possuem habitação no concelho, disponível para acolher Refugiados Ucranianos por tempo indeterminado, que podem, através deste mecanismo, aderir à “onda de solidariedade azul e amarela”. Para o efeito, os interessados devem contactar os serviços municipais, via email ou carta, com informações concretas acerca do(s) imóvel(eis) que possuem com disponibilidade imediata, nomeadamente tipologia (T1, T2, T3, etc.), localização e se usufruem de serviço de abastecimento de eletricidade e água.

Será também solicitada a disponibilidade aos proprietários para visita à(s) habitação(ções) por parte dos serviços municipais, de modo a ser possível efectuar o levantamento de elementos necessários a enviar para o Alto Comissariado para as Migrações, “criando desse modo uma iniciativa eficaz de solidariedade para com um povo que se viu obrigado a abandonar o seu país e os seus entes queridos devido a uma guerra que não pediu”.