A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra quer crescer, mas em número de habitantes. O apoio à natalidade é uma das prioridades da autarquia, que aposta no programa “A Minha Primeira Ajuda”.
Este incentivo continuará a ser executado depois da sua aprovação, por unanimidade, na reunião de Câmara. Implementada desde 2008, a medida pretende “incentivar o aumento da taxa de natalidade, que tem vindo a decrescer ao longo dos últimos anos”, sublinha o Município, adiantando que a ideia é “colmatar a insuficiência de medidas específicas a nível nacional que, neste domínio, contribuam para a atenuação de um problema cada vez mais preocupante, assim como contribuir para a melhoria das condições de vida dos pais e recém-nascidos do concelho”.
A iniciativa visa, ainda, “a promoção da economia local, uma vez que o valor total atribuído é entregue sob a forma de vales que, posteriormente, poderão ser utilizados nos estabelecimentos comerciais e IPSS’s do concelho aderentes”.
Entre outras alternativas, os pais podem, assim, utilizar o valor para pagar a mensalidade da creche e jardim-de-infância.
O valor atribuído é de 1 500 euros pelo nascimento do primeiro e segundo filho; passando para 5 000 euros no nascimento do terceiro e seguintes.