A primeira fase do projecto de requalificação paisagística está concluída, na localidade do Casal da Lapa, junto à Barragem de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra.
Antes da intervenção foi feito um corte raso do pavimento existente, o controlo de espécies invasoras e ainda o nivelamento do terreno.
Após isto, “foram plantadas 145 árvores de grande porte em fase de crescimento avançado, ao longo da bordadura e também no interior do ‘povoamento’. De acordo com a legislação em vigor e o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi respeitado o afastamento de 10 metros da rede viária previsto para as faixas de gestão de combustível”, disse o Município de Pampilhosa da Serra.
Das árvores plantadas, 80 são da espécie “ACER Pseudoplatanus” e 65 da “Liquidâmbar”, ambas com elevado grau de adaptabilidade e resistência às condições atmosféricas e morfológicas do local.
A segunda fase deste projecto prevê a plantação de medronheiros, formando também uma bordadura natural antifogo. Nesta etapa, está igualmente prevista a continuação da limpeza silvícola na restante área do Casal da Lapa que é propriedade do Município.