Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra com acção ambiental sobre Importância dos Polinizadores

26 de Fevereiro 2022 Jornal Campeão: Pampilhosa da Serra com acção ambiental sobre Importância dos Polinizadores

Os alunos do 3.º ciclo da Escola Sede de Pampilhosa Serra, participaram numa acção de educação ambiental que procurou alertar e consciencializar para um problema do decréscimo de espécies polinizadoras (borboletas, abelhas, formigas, abelhões, joaninhas, entre outras).

Com a designação “Restaurante para Polinizadores”, esta acção foi dinamizada nas vertentes teórica e prática, primeiro com uma introdução à importância destes seres vivos e do seu trabalho quase invisível, seguindo-se a criação de uma pequena estação de biodiversidade, com plantação de diversas espécies nativas de plantas aromáticas e medicinais (rosmaninho, alfazema, urze, entre outras), em canteiros no interior da escola.

Para além da manutenção regular dos canteiros integrados nas estações de biodiversidade (regar e mondar), será possível observar, identificar e catalogar as espécies que venham a polinizar as plantas integradas no “Restaurante para Polinizadores”.

A iniciativa, organizada em parceira entre o Clube Eco-Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra, marcou o início de uma sequência de 30 actividades que se vão realizar ao longo do ano lectivo, no âmbito do Eco-Escolas 2022, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Esta acção em particular teve como intuito aumentar o interesse dos participantes pela conservação da natureza, criar condições para o estabelecimento de polinizadores no recinto escolar, diversificar as espécies observadas no recinto escolar e contribuir para a mitigação da falta de alimento para as espécies polinizadoras.