Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampiarte volta a mostrar o que de melhor tem

19 de Julho 2019

A freguesia de Pampilhosa, na Mealhada, volta a mostrar o que de melhor tem com a XV edição da Pampiarte, a decorrer na Escola Básica do Freixo e integrada nas festas da padroeira – Santa Marinha, a decorrer entre 18 e 21 de Julho.

A Junta de Freguesia alia-se, uma vez mais, ao Grupo de Escuteiros da Pampilhosa, que organiza a Festa de Santa Marinha, para animar aqueles territórios e mostrar assim as suas mais-valias.

Enquanto a festa da padroeira (e o seu dia) será já hoje, a Mostra de Arte da Freguesia da Pampilhosa só abrirá portas hoje, a partir das 19h30. No recinto da feira estarão presentes 20 expositores, quer da freguesia como dos arredores, numa conjugação de vários tipos de artesanato.

“Este foi um evento que começou por carolice, há uns bons anos, com o intuito de dar mais visibilidade ao artesanato local e ao que de bom temos aqui na vila”, explicou Rosalina Nogueira, presidente da Junta de Freguesia de Pampilhosa.

A autarca adianta, ainda, que o certame foi crescendo, acolhendo cada vez mais expositores e visitantes, sendo agora uma iniciativa incontornável da freguesia.

“Uma vez que está integrado nas festas da padroeira, e os espaços são próximos, os dois eventos acabam por se complementar”, sublinhou a presidente.

O tema da exposição deste ano é “Do Entrudo à Páscoa”, relembrando as várias tradições que decorrem durante este período.

Além do artesanato, o espaço vai contar com animação “por artistas locais”, a “prata da casa”, como fez questão de realçar Rosalina Nogueira.

Assim, na Escola Básica do Freixo irá actuar a Tuna da Universidade Sénior, de Cades (hoje, pelas 21h30); amanhã (20), sobe ao palco o Núcleo de Karaté da Pampilhosa (21h00), seguido de GEDEPA e Filarmónica Pampilhosense “Do Charleston ao Rock and Roll”. Para domingo (21), a animação fica a cargo do Grupo Regional da Pampilhosa (21h30).

Durante o fim-de-semana, o recinto da Pampiarte contará, também, com um espaço dedicado às crianças, com insufláveis.

O programa de animação da Festa de Santa Marinha, no largo das Covas, tem início após as actuações na Pampiarte. No espaço da Festa há um bar para “comes e bebes” e com petiscos.

O ponto alto das festas da padroeira será no domingo (21), pelas 16h00, com a celebração da Eucaristia, seguida de procissão com animação da Filarmónica Pampilhosense.

Para Rosalina Nogueira, a ambição para as próximas edições da Pampiarte passa por “poder alargar a Mostra e incluir tasquinhas”, pelo que o executivo está “a equacionar avançar para essa hipótese”, contudo, há necessidade “de gerir o espaço”, que já de si é pequeno.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com