Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Palitos de Pestana vencem prémios no “World Food Gifts Awards 2022”

11 de Março 2022 Jornal Campeão: Palitos de Pestana vencem prémios no “World Food Gifts Awards 2022”

A embalagem inovadora dos “Palitos de Pestana” conquistou dois prémios na fase regional do concurso “World Food Gifts Challenge 2022”.

A conhecida artesã Fátima Lopes, uma das representantes de Penacova no concurso, recebeu os prémios “Melhor Inovação em Design Tradicional” e “Food Gift 2022 da Região de Coimbra – Não Comestível”.

A embalagem de palitos, de formato triangular, foi concebida com cartão e madeira de choupo e inspirada nas velas de um moinho de vento. A ligação ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade e a portabilidade foram traços comuns das duas dezenas e meia de produtos a concurso.

“São dois prémios que nos orgulham muito. Os palitos são um património fantástico de Penacova. As áreas da inovação e do design são uma forma de trazer esta herança para os nossos dias”, afirmou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.

Para além dos “Palitos de Pestana”, Penacova também levou a concurso, na categoria comestíveis, uma embalagem inovadora para nevadas, feita nos mesmos materiais e igualmente inspirada nos moinhos de vento. Para apresentar este “food gift” esteve presente Marília Costa, da Padaria do Largo.

Os “Palitos de Pestana” irão representar a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra na fase mundial do concurso que vai decorrer em Menorca, Espanha, já no próximo mês de Abril.

Os vencedores foram anunciados no Condeixa Food Lab.