Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Palestra na ACM aborda “Coimbra, cidade há dois mil anos”

19 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Palestra na ACM aborda “Coimbra, cidade há dois mil anos”

“Coimbra, cidade há dois mil anos” é o tema da palestra a proferir por Pedro C. Carvalho, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na terça-feira, dia 23, pelas 18h30, na ACM de Coimbra.

A iniciativa decorre no âmbito das “Conferências de Ocaso”, um projecto cultural da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra.

Nesta palestra vai contar-se a história de Coimbra na sua origem, quando se formou como cidade na época romana e se chamava Aeminium. Com base nas investigações arqueológicas desenvolvidas, mostra-se como era a cidade nesse tempo e o que dela resiste, podendo ainda ser observado na actual cidade.

O palestrante, Pedro C. Carvalho, é professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e director do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Dirigiu escavações arqueológicas no criptopórtico romano, no quadro da obra de ampliação e requalificação do Museu Nacional de Machado de Castro. Coordena actualmente projectos de investigação na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha (Monumento Nacional) e é autor de inúmeras conferências e palestras, em reuniões científicas nacionais e internacionais, e de mais de uma centena de artigos científicos e livros.