Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Padre Carlos Lopes volta à Paróquia de São Julião 45 anos depois

30 de Julho 2020 Jornal Campeão: Padre Carlos Lopes volta à Paróquia de São Julião 45 anos depois

Na passada terça-feira, dia 28 de Julho, o bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, nomeou o padre Carlos Augusto Noronha Lopes como pároco da Figueira da Foz, na sequência do agravamento do estado de saúde do cónego João Coutinho Veríssimo.

Carlos Lopes nasceu na Praia da Claridade em Abril de 1950, foi ordenado em Março de 1975, na Igreja Paroquial da Figueira da Foz, pelo bispo D. João António da Silva Saraiva, passando a pároco de Buarcos em 1978. Recorde-se que em 08 de Dezembro findo, integrado nas festividades em honra de Nossa Senhora da Conceição, a comunidade pastoral de Buarcos assinalou dois acontecimentos: a instituição dos Acólitos de Santa Cruz e o 40.º aniversário da chegada de Carlos Augusto Noronha Lopes à paróquia de Buarcos
Continuará como pároco de Buarcos, assumindo também as paróquias da Figueira da Foz e Tavarede, substituindo assim o cónego João Veríssimo que nos últimos anos tinha assumido igualmente Tavarede por razões de saúde do padre António Matos, que há largos anos é o sacerdote daquela localidade mas que, felizmente se vai mantendo a cumprir a sua nobre missão.

Carlos Lopes ficará com a nova unidade pastoral que engloba Buarcos, Figueira da Foz e Tavarede, sendo o arcipreste da Figueira da Foz, director nacional da Obra Apostolado do Mar e membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra.

Entre outras distinções em prol da religiosidade católica, o sacerdote Carlos Lopes foi o “Figueirense do Ano”, distinção que lhe foi atribuída pelo Lions Clube de Santa Catarina, em 2004.

A tomada de posse na Paróquia de São Julião, Figueira da Foz, deverá acontecer em 15 de Agosto próximo, na Igreja Matriz, numa cerimónia condizente com a importância do acto.

Além desta novidade, no que à Figueira da Foz diz respeito, o Bispo de Coimbra tornou públicas as restantes nomeações para o próximo ano pastoral 2020-2021:

João Nuno Frade Marques Castelhano – vigário paroquial de Buarcos, Figueira da Foz e Tavarede;

Nuno Filipe Martins Fachada Fileno – pároco de Quiaios, continuando pároco de Alhadas, Bom Sucesso, Brenha, Ferreira-a-Nova, Maiorca e Vila Verde;

Paulo Fernando Silvestre Filipe – pároco de Alqueidão, Lavos, Marinha das Ondas e Paião;

Virgílio de Miranda Neves – vigário paroquial de Alhadas, Bom Sucesso, Brenha, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Quiaios e Vila Verde;

António José Jesus Sebastião (seminarista estagiário) – colaborador do padre Paulo Fernando Silvestre Filipe, nas paróquias de Alqueidão, Lavos Marinha das Ondas e Paião.