Coimbra  19 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Outubro Rosa” quer unir comunidade na prevenção do cancro da mama

7 de Outubro 2020 Jornal Campeão: “Outubro Rosa” quer unir comunidade na prevenção do cancro da mama

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa” que, neste mês dedicado à luta contra o cancro da mama, pretende alertar para a importância da vigilância, da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O Núcleo Regional do Centro (NRC) da LPCC apresentou, na passada terça-feira (06), no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, as iniciativas que vai desenvolver ao longo de todo o mês, desafiando a comunidade – doentes, famílias, empresas, entidades da sociedade civil e grupos – a associarem-se a esta causa que visa, acima de tudo, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e angariar receitas que permitam à LPCC continuar a desenvolver o importante trabalho de apoio aos doentes e famílias.

“Outubro é o mês dedicado à prevenção do cancro da mama. Queremos lembrar todas as mulheres que devem olhar para o seu corpo e estar alerta a qualquer alteração. Não deixem para amanhã. Quanto mais depressa fizermos o diagnóstico, melhor é o prognóstico e mais fácil é ultrapassar a doença”, sublinhou Natália Amaral, secretária geral da Direcção do NRC. Esta responsável alertou também para os números que se continuam a verificar em Portugal, onde surgem “cerca de 6 500 novos casos” de doença por ano e se registam cerca de 1 500 mortes em igual período, apesar dos tratamentos e dos rastreios efectuados.

Sónia Silva, psicóloga da Unidade de Voluntariado do NRC, sensibilizou para o aumento de pedidos de ajuda que têm surgido no actual contexto de pandemia e apelou à sociedade para que continue a apoiar esta causa, apesar de não se realizar este ano a habitual caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. De acordo com os números divulgados, este evento envolveu nos últimos 10 anos “cerca de 92 000 pessoas e permitiu angariar mais de 412 000 euros”.

Em ano de pandemia, a LPCC reforça as parcerias, de forma a que esta mensagem de sensibilização possa chegar a mais pessoas.

Além da vertente de sensibilização pública, a campanha pode integrar acções de angariação de fundos, a favor do doente oncológico e familiares, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa, a disponibilizar mediante solicitação dos interessados.

“A participação é fácil e está ao alcance de todos que, de forma institucional, individual ou em pequenos grupos, podem organizar uma actividade de angariação de fundos ou, simplesmente, divulgar as mensagens desta campanha junto dos que os rodeiam”, explica o Núcleo, esclarecendo que todos os materiais de sensibilização e divulgação necessários, assim como merchandising, são disponibilizados por si.

As inscrições para a iniciativa “Outubro Rosa 2020” e toda a informação da campanha encontram-se disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/. Se necessário, os interessados podem contactar o Núcleo Regional do Centro da LPCC através do telefone 239 487 490 ou pelo e-mail outubrorosa.nrc@ligacontracancro.pt.

Ao longo do mês, nas várias iniciativas, há duas datas que o NRC vai destacar – 15 de Outubro, Dia Mundial da Saúde da Mama e 30 de Outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.