Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Orquestra Clássica do Centro realiza concertos pela paz

27 de Fevereiro 2022 Jornal Campeão: Orquestra Clássica do Centro realiza concertos pela paz

A Direcção da Orquestra Clássica do Centro manifesta a sua solidariedade para com todo o povo ucraniano.

Aproveitando o concerto de hoje (27), pelas 17h30, no Pavilhão Centro de Portugal, para o Carnaval para manifestar através dele a solidariedade para com aqueles que sofrem os horrores da guerra em qualquer ponto do planeta.

Com a participação de 35 alunos do projecto Comunidades Geração, dos Municípios de Castanheira de Pera e de Tondela, tem ainda como convidados especiais os utentes da Associação Cavalo Azul.

O concerto terá Direcção de Cláudio Ferreira e participação da soprano Rafaela Duarte.
No próximo dia 3 de Março, no  Panteão Nacional (Lisboa), será  realizado um concerto pelo Ensemble da Orquestra Clássica do Centro, integrado num evento que conta com a conferência pela  Senhora  Dra. Marta Santos Pais, Comissária do Programa Nunca Esquecer e do Programa nacional em torno da memória do Holocausto  sob o tema ” “Nunca Esquecer – Da memória do passado à proteção de direitos Humanos”.
Este programa assinala os últimos dias de exposição da vídeo-escultura “Candelabro ASM”, que evoca Aristides de Sousa Mendes.

A Orquestra Clássica do Centro parceira, deste o início, do programa Nunca Esquecer e em colaboração com os Tribunais da Relação, tem no âmbito desta colaboração patente do seu espaço – sede, o Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra, uma exposição sobre o tema “Esquecer Nunca”.

No âmbito desta parceria estão agendados / previstos outras iniciativas que visam alertar para a importância da defesa dos Direitos Fundamentais – base de um convívio tolerante e fraterno entre todos os povos.

O concerto é uma iniciativa do Panteão Nacional / DGPC e tem o apoio da Dgartes, Tribunal da Relação de Coimbra  e Programa Nunca Esquecer .